Indispensável numa pausa ao meio da manhã, num encontro de amigos, no final das refeições ou simplesmente como pretexto para uma conversa, o café tem direito no calendário a um dia de celebração, o dia 14 de Abril.
Por isso, não poderíamos deixar de prestar homenagem a esta bebida que é saboreada há cerca de mil anos em todo o mundo. E que no nosso país assume as mais variadas expressões: italiana, cimbalino, bica e carioca.
Ao contrário do que se pensa, Portugal não está entre os maiores consumidores de café, estimando-se que cada português consuma em média pouco mais de quatro quilogramas de café por ano, segundo dados da Organização Internacional de Café (OIC).
A média europeia é de cerca de seis quilogramas por ano, ou seja, os portugueses bebem em média entre uma a duas chávenas de café por dia e a maior parte fá-lo fora de casa. No entanto, o consumo no lar está a ganhar cada vez mais adeptos.
No ano passado, as vendas de café puro a nível nacional no sector alimentar e no consumo imediato ultrapassaram os 315 milhões de euros, com base nos índices Nielsen Alimentar e Nielsen Consumo Imediato.
Enquanto a venda de café puro moído assinalou uma descida de 6% e a venda de café puro em cápsulas subiu 612% e a venda de pastilhas cresceu 123%.
Apesar da subida das novas formas de consumo desta bebida, os portugueses continuam a optar por sair de casa para tomar o seu café, que tem sido alvo das mais variadas investigações no que diz respeito aos seus benefícios para a saúde.
Que o diga o grupo liderado por Rodrigo Cunha, do Centro de Neurociências da Universidade da Universidade de Coimbra, que aproveitou o Dia Internacional do Café para editar um número especial do Journal of Alzheimer’s Disease (JAD) sobre os benefícios da cafeína e do consumo de café em situações de Alzheimer, Parkinson e depressão.
Veja aqui e não deixe de celebrar este dia em família ou com os amigos. Bom café!
Publicado em 14 de Abril, 2010 em Café, Estudos, Eventos.
3 comentários:
Se existe o Dia Mundial de Subir às árvores, com muito mais razão, deve existir o Dia Mundial do Café! Eu sou fã!
De café, claro, não de subir às árvores...
E de preferência puro sem açúcar...
Eu gosto! apesar de tomar carioca de café porque a cafeína deixa-me acelarada. Mas adoro o sabor e o cheiro do café!
E quanto aos dias...á de tudo até das bruxas ihihihihihihi
Bjssss
Enviar um comentário