Beber café previne problemas cardíacos
O consumo até três chávenas por dia melhora a elasticidade das veias cardíacas. O segredo está na quantidade de café ingerida
Uma chávena de café por dia pode ser a aliada de pessoas com pressão alta — e também o segredo de um vida longa e saudável. De acordo com uma pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Cardiologia, a bebida, rica em cafeína e antioxidantes, ajuda a melhorar a elasticidade das artérias, evitando o aparecimento de doenças cardíacas.
Ao aumentar a pressão sanguínea nos vasos do coração, a hipertensão pode causar uma rigidez nas artérias. Assim, elas perdem a elasticidade, aumentando os riscos de ataques cardíacos e até mesmo de derrames. Para Christina Chrysohoou, da Universidade de Atenas e líder do estudo, há ainda evidências contraditórias sobre os efeitos do café, já que pesquisas anteriores apontam que o consumo em demasia pode agravar os problemas de pressão alta.
O segredo, no entanto, está mesmo na quantidade ingerida. Beber café em doses moderadas - de uma a três chávenas por dia - aumentou a elasticidade e a saúde das veias e artérias cardíacas de 56% dos voluntários que participaram da pesquisa. Eles apresentaram ainda veias mais elásticas e resistentes do que as dos voluntários que não consumiam café.
A pesquisa foi realizada em habitantes da ilha grega Ikaria, em pessoas entre 65 e 100 anos de idade. O local é conhecido como a ‘ilha da longevidade’. Um terço dos residentes tem mais de 90 anos e a incidência de cancro é 20% menor do que nos demais cantos do mundo.
2010-09-07
(retirado do Sapo)
Sem comentários:
Enviar um comentário