A vacina que defende o sexo feminino do cancro do colo do útero
Esta vacina, que faz parte do Programa Nacional de Vacinação, protege contra as doenças genitais, incluindo as verrugas genitais externas e, sobretudo, do cancro do colo do útero.Defende o organismo contra alguns tipos de vírus que estão associados a 75 por cento dos casos de cancro no colo do útero.
Pode ser dada a crianças do sexo feminino a partir dos nove anos, de preferência antes do início da actividade sexual.
O Programa Nacional de Vacinação prevê a sua aplicação aos 13 anos. São necessárias três doses, sendo a segunda dada dois meses depois e a terceira seis meses após a primeira dose.
Casos em que a criança não deve tomar a vacina
- Se estiver doente com febre (com temperatura rectal superior a 38,5ºC ou temperatura axial superior a 38ºC)
- Se teve uma reacção alérgica muito grave a uma dose anterior ou a uma substância que se sabe estar presente na vacina
Reacções secundárias
Geralmente não causa reacções secundárias. Pode ocorrer febre baixa e rinorreia, acompanhada de inchaço, rubor e dor no local de injecção que desaparecem um ou dois dias depois.
Procure o pediatra se...
Surgir alguma reacção grave à vacina, ou seja, uma reacção anafiláctica que progride rapidamente, atingindo geralmente vários aparelhos e sistemas, sendo característicos vários sinais e sintomas como:
- Comichão e urticária (erupção de pápulas)
- Edema da face, dos lábios ou de outra parte do corpo
- Lacrimejo, congestão nasal e facial.
- Espirros, tosse, pieira, dispneia (dificuldade em respirar), cianose (a pele, mucosas ou extremidades revelam uma cor azulada)
- Estridor (ruído agudo que se ouve ao inspirar, provocado pela obstrução da laringe ou traqueia), rouquidão e dificuldade em engolir
- Prostração
- Pulso rápido e fraco, arritmia, hipotensão e choque
- Edema e erupção avermelhada parecida com urticária no local da injecção.
Fonte: Adaptado a partir de O Plano de Saúde das Crianças – Guia Médico para Pais e Professores, Paulo Oom, Academia do Livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário