Um blog que veio dar continuidade ao Brilho dos Anjos onde relatei a minha passagem pelo cancro da mama
segunda-feira, 7 de maio de 2012
1. Antes de adquirir um animal, seja ele qual for, considere o seu tempo médio de vida. Confirme se toda a família está de acordo com a chegada de um novo membro, veja se há recursos financeiros para mantê-lo e certifique-se quem tem quem cuide dele nas suas ausências (fins-de-semana, feriados, férias, ...)
2. Dê prioridade à adopção em canis municipais ou associações de protecção animal em vez de comprar.
3. Informe-se bem sobre as características e necessidades do animal escolhido – tamanho, tipo de pêlo, temperamento, espaço necessário, ...
4. Não deixe o seu animal sair à rua sozinho! Leve-o a passear sempre com coleira e trela. Mas, em casa, não o mantenha fechado num espaço pequeno (varanda, quintal) e muito menos acorrentado.
5. Tenha sempre atenção à saúde do animal. Aloje-o convenientemente e nunca lhe falte com água e comida adequada. Desparasite, vacine, dê banho, escove e ao menor sinal que algo possa estar errado leve-o ao veterinário.
6. A saúde psicologicamente do animal e a sua sociabilização são essenciais. Dê atenção e carinho e não o maltrate ou castigue.
7. Eduque o seu animal, mas respeitando sempre as suas características. Opte sempre pelo treino positivo.
8. Na rua, recolha as necessidades do seu cão.
9. Identifique o seu animal com uma medalha (com número de telemóvel do dono ou morada) e através do microchip (actualmente obrigatório para cães nascidos a partir de 1 de Julho de 2008).
10. Lembre-se: não há mesmo dono para todos os animais que nascem. Castre os machos e esterilize as fêmeas. Isso evitará crias indesejadas e trará benefecíos para a saúde dos seus animais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário