quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia mundial do AVC




O Acidente Vascular Cerebral (AVC) mata duas pessoas por hora em Portugal. A Escola Secundária Jaime Moniz realizou esta manhã uma conferência com o propósito de assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC.
A iniciativa das coordenadoras de actividades de enriquecimento curricular teve lugar no auditório daquele estabelecimento de ensino e contou com a participação das enfermeiras especialistas nesta área, Sara Ornelas e Sónia Góis, da unidade de AVC do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Aos jornalistas, Sara Ornelas disse que são cada vez mais os AVC em gente nova e com vida activa. A mais precoce de que tem conhecimento aconteceu com uma adolescente de 13 anos, embora a paciente tivesse outras patologias associadas.
Por isso vale sempre a pena alertar os jovens para, desde cedo, adoptar hábitos de vida saudáveis como a prática regular de exercício físico, cuidados com a alimentação e moderação nas 'noitadas'. Idas ao médico com regularidade, controlo da tensão arterial e 'check-ups' complementam as boas práticas.
Sara Ornelas lembra que o AVC, se não for fatal, limita ao máximo a qualidade de vida pelo que nunca é demais alertar.
A unidade de AVC do Hospital tem 4 camas que estão permanentemente ocupadas. A média de internamento de um doente por AVC ronda os três a quatro dias. Em 2008 foi criada a 'via verde' do AVC tornando mais eficaz e eficiente a resposta hospitalar. Sara Ornelas lembra que, face aos sintomas, a rapidez de actuação é crucial. Por isso explicou aos alunos que os "sinais de alarme" são a falta de força num membro, a boca ao lado e alterações ao nível da linguagem.
"Basta um deles para que se identifique que uma pessoa está a ter um AVC", disse. Ligar para o 112 deve ser o comportamento imediato para que haja um tratamento precoce e se reduza a incapacidade.
A conferência destinou-se a alunos, professores, funcionários e população em geral.

retirei: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/257432-acidente-vascular-cereral-cada-vez-mais-em-gente-jovem

Selinhoooooooooooooo

Obrigado Ana !!!!!
Recebi do blog: http://acrcamoes.blogspot.com/   A vida não é fácil

Sobre especificamente este selo conforme as regras:
- Ao receber o selo deve se repassar para 15 outros blogs
- Indicar sua postagem para esclarecimentos (como eu fiz agora)
- Comunicar os 15 escolhidos com um comentário em seus blogs
- E incluir em seu post 7 coisas sobre você

Sete coisas sobre mim:
·        Sou Amiga
·        Ciumenta :p
·        adoro nadar
·        Teimosa, não gosto de ser contrariada
·       adoro comer e sou gulosa :p 
·      adoro a familia, amigos e animais  
·        Gosto de Dançar 

Não é nada fácil falar sobre mim :p
vou oferecer aos seguintes blogs:
http://maisquevencedora-cristina.blogspot.com/ - Cristina Simões


olhem...quem quiser pode ficar com o selinho e responder :O) vcs são muitasssssssss ihihiihihihihh beijokas

quarta-feira, 30 de março de 2011











Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
Charles Chaplin

Acredite :O)



















Não diga tudo o que sabes
Não faças tudo o que podes
Não acredite em tudo que ouves
Não gaste tudo o que tens

Porque:

Quem diz tudo o que sabe,
Quem faz tudo o que pode,
Quem acredita em tudo o que ouve,
Quem gasta tudo o que tem;

Muitas vezes diz o que não convém,
Faz o que não deve,
Julga o que não vê,
Gasta o que não pode.
Proverbio arábe

segunda-feira, 28 de março de 2011

100 Mulheres 100 cancro



Continuando com o Projecto "100 Mulheres 100 cancro", chegou a vez do Norte.

É já no próximo sábado, dia 2 de Abril que irá decorrer mais uma sessão fotográfica deste projecto conjunto com o Rosa Esperança e o Gonçalo de Cunha e Sá. A ideia é fazer uma exposição com fotografias de 100 mulheres que tiveram cancro de mama ou que ainda estejam em tratamento para o vencerem. Assim como publicar um livro com estas mesmas 100 fotos. Desta feita, a sessão terá lugar em Ovar na praia do Furadouro, no Auditório do Posto de Turismo.

Terá início pelas 14,00h e irá prolongar-se pela tarde fora. Estão convidadas a participar as mulheres que estejam a passar por esta luta ou tenham passado.
Vai ser uma tarde de troca de ideias, experiências e porque não de um lanche agradável e de partilhas.

Por uma questão de logística, todas que queiram ou possam estar presentes, confirmem a vossa presença para lucindaalmeida@sapo.pt ou ruigermano@sapo.pt.

domingo, 27 de março de 2011

Tenho saudades...



















Da minha infância, das poucas responsablidades, dos chamados "problemas" que hoje sei que, não passaram de crises de adolescente mas...que tanta importância tinham para mim!
Tenho saudades...
De estar triste e chegar a casa e sentir que ali era o meu porto de abrigo, de saber que tinha um colinho para chorar se fosse essa a vontade e de ter quem se preocupa-se comigo e com o meu bem- estar!
Tenho saudades...
De ter alguém que passa-se a mão na minha cabeça quando a vida teimava em correr no sentido opsto ao esperado.
Tenho saudades...
Das noites mal dormidas por julgar amar, das incertezas, do desconhecido, do olhar ternurento da minha mãe, de quando ela tinha saúde para enfrentar as dificuldades da vida e diáriamente era uma luta mas...sempre com alegria no rosto apesar da vida ser tão complicada.
Tenho saudades...
De ter a cabeça cheia de futilidades que vem com a idade de chorar por motivos que hoje não choro, de não ver sofrer  aqueles que tanto amo!
De ter a capacidade de mudar o rumo do destino e ter ao meu lado aqueles que já se foram...
Tenho saudade...
De deitar a cabeça na minha almofada e dormir o sono dos justos sem sentir o coração apertado tendo a certeza que alguma coisa ruim fosse acontecer.
Tenho saudades...
De fazer planos para o futuro!
Tenho saudade...

Lina 2005
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...