quarta-feira, 30 de novembro de 2011



Vista TR Tinto no Pingo Doce apoia o Movimento Rosa Esperança
Vista TR Tinto 2008
apoia o Cancro da Mama

Na sua estreia no mercado nacional, o Vista TR está à venda em exclusivo no Pingo Doce. Na compra de uma garrafa, está a contribuir para o Movimento Rosa Esperança – Projecto Mulheres e o Cancro da Mama. Todos juntos nunca seremos demais a lutar por esta causa.
Nesta época festiva, seja porta-voz de uma boa iniciativa e ajude a contribuir para uma instituição que visa promover a importância da prevenção na luta contra o cancro da mama. Na compra de uma garrafa de vinho Vista TR Tinto 2008 da Aliança Vinhos de Portugal, estará a ajudar esta causa.
Ideal para consumo de todos os dias, o Vista TR Tinto 2008 custa 2,39 euros e apresenta notas a frutos vermelhos e uma boa acidez. Produzido através da casta Tinta Roriz, estagiou em barricas de carvalho francês o que lhe conferiu alguma complexidade. Acompanha facilmente pratos de carne leves, peixes grelhados, saladas bem completas e diversos tipos de queijos.
O Movimento Rosa Esperança – Projecto Mulheres e o Cancro da Mama para além de outras iniciativas que se prendem com o apoio e acompanhamento dado a mulheres vítimas desta doença, desenvolve importantes campanhas dirigidas à sociedade, alertando para a necessidade de uma generalizada consciencialização da importância vital da detecção precoce do cancro, através da prevenção e do auto exame. A detecção precoce é o primeiro passo para a cura desta doença que mata 4 mulheres por dia em Portugal.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Miguel Esteves Cardoso

Revela numa crónica que a mulher está novamente no IPO

29 | 11 | 2011   17.13H
A mulher de Miguel Esteves Cardoso, Maria João Pinheiro, que sofreu de cancro de mama em 2009, encontra-se novamente internada no IPO.
Destak | destak@destak.pt
Já no ano passado, um ano depois de ter divulgado na sua crónica no Público que a mulher sofria de cancro da mama, Miguel Esteves Cardoso disse que o cancro estava “morto”.
Volta, novamente, a anunciar algo tão importante através do que escreve para o Público. Desta vez, que a sua mulher, Maria João Pinheiro, está novamente internada no IPO de Lisboa.
Leia a crónica completa:
«Quando sair este jornal, a Maria João e eu estaremos a caminho do IPO de Lisboa, à porta do qual compraremos o PÚBLICO de hoje. Hoje ela será internada e hoje à noite, desde o mês de Setembro do ano passado, será a primeira vez que dormiremos sem ser juntos.
O meu plano é que, quando me expulsarem do IPO, ela se lembre de ir ler o PÚBLICO... e leia esta crónica a dizer que já estou cheio de saudades dela. É a melhor maneira que tenho de estar perto dela, quando não me deixam estar. Mesmo ficando num hotel a 30 passos dela, dói-me de muito mais longe.
...
O IPO consegue ser uma segunda casa. Nenhum outro hospital consegue ser isso. Podem ser hospitais muito bons. Mas não são como uma casa. O IPO é. Há uma alegria, um humor, uma dedicação e uma solidariedade, bem-educada e generosa, que não poderiam ser mais diferentes da nossa atitude e maneira de ser - resignada, fatalista e piegas - que são o default institucional da nacionalidade portuguesa. É graxa? Para que tratem bem a Maria João? Talvez seja. Mas é merecida. Até porque toda a gente que os três IPO de Portugal tratam é tratada como se tivesse direito a todas as regalias. Há muitos elogios que, não obstante serem feitos para nos beneficiarem, não deixam de ser absolutamente justos e justificados.
Este é um deles. Eu estou aqui ao pé de ti. Como tu estás ao pé de mim. Chorar em público é como pedir que nada de mau nos aconteça. É uma sorte. É o contrário do luto. Volta para mim.»

domingo, 27 de novembro de 2011


Fado Património da Humanidade

O que é ser património imaterial da UNESCO?

 Proteger o património e as tradições que tornam cada país diferente e único no mundo foi o principal objectivo que esteve na base da criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) da classificação de Património Imaterial da Humanidade. Hoje, Portugal não tem nenhum bem inscrito nesta lista, mas tem 14 inscritos na lista de Património Mundial.
Mariza é a embaixadora da candidatura portuguesa

Mariza é a embaixadora da candidatura portuguesa (Reuters)
As primeiras preocupações começaram em 1972, quando, depois da Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural, alguns países manifestaram interesse em ver criado um instrumento de protecção do património imaterial. Isto obrigaria a UNESCO a adoptar, em 1989, a Recomendação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e do Folclore, dividida em tesouros humanos vivos, línguas em perigo no mundo e música tradicional.

Dez anos depois, em 1999, o conselho executivo da UNESCO decidiu criar uma distinção internacional intitulada "Proclamação das Obras-primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade", de forma a distinguir os exemplos mais notáveis de espaços culturais ou formas de expressão popular e tradicional. Só em 2006 é que a Convenção para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, aprovada no final de 2003, entrou em vigor.

A Convenção definiu que o património cultural imaterial não se resume apenas aos monumentos e colecções de objectos, mas abrange também as tradições, expressões de vida, conhecimentos e aptidões que constituem a cultura e a identidade de cada país. Características que colocaram o fado entre as sete candidaturas mais recomendadas pelos peritos da UNESCO.

Segundo um documento desses peritos, o fado “é um género de grande versatilidade poética e musical”, com “um forte sentimento de pertença e ligação a Lisboa”, podendo contribuir para futuras interacções com outros géneros musicais. A UNESCO destacou ainda os esforços de toda a comunidade, instituições e meio artístico que se uniram em torno da candidatura.

Além do fado, foram recomendadas as candidaturas do Peru, sobre o conhecimento dos jaguares pelos xamãs da tribo ameríndia colombiana Yurupari, da música Mariachi, apresentada pelo México, das danças Nijemo Kolo da Dalmácia pela Croácia, da música e dança tsiattista do Chipre e da cavalgada de reis da Morávia, pela República Checa. O Comité Intergovernamental, porém, tinha um total 38 candidaturas para analisar.

Embora Portugal não tenha nenhum bem inscrito na lista de património imaterial, possui sítios, monumentos ou paisagens classficadas como património mundial da UNESCO: o centro histórico de Angra do Heroísmo (Açores), o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), a Torre de Belém (Lisboa), o Mosteiro da Batalha (Batalha), o Convento de Cristo (Tomar), o centro histórico de Évora (Évora), o Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça), a paisagem cultural de Sintra (Sintra), o centro histórico do Porto, os sítios de arte rupestre do Vale do Côa, a floresta Laurissilva da ilha da Madeira, o centro histórico de Guimarães, a região vinhateira do Alto Douro e a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico (Açores).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...