sexta-feira, 13 de abril de 2012

O último Rosa, Esperança. Amanhã em Rio Maior

579368_2643309177076_1686027366_1597110_247037291_
A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.


História

A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.[1]
Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:
  1. Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira[2].
  2. A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a páscoa.
  3. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.[3]
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

[editar] Eventos históricos e pseudo-históricos

Alguns incidentes ocorridos nessa data:
  • Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.[4]
  • 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
  • O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

[editar] Celebrações da Sexta-feira 13 em Portugal

Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.
Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais.
Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar. A noite é das mulheres, que aproveitam para passarem uma noite com muita adrenalina à mistura.
Noutras cidades portuguesas, como Braga, Loulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação e com muitas bruxas à mistura.[5]

Hoje é sexta-feira 13 e também é dia internacional do BEIJO!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Distúrbios na Vesícula Biliar

Esses distúrbios ocorrem mais frequentemente em mulheres obesas, acima de 40 anos de idade. As doenças mais comuns são a discinésia biliar (a bílis acumulase na vesícula, causando um aumento de pressão e sensação de mal estar), colelitíase (formação de cálculos biliares sem infecção), e colecistite (inflamação da vesícula devido aos cálculos).Pelo facto das gorduras estimularem a secreção da vesícula e a acção de seu esfíncter, estas devem ser evitadas por todos os pacientes com problemas de vesícula.
Segue abaixo uma orientação dietética!
Alimentos proibidos:
- Leite integral, tipo A ou B, queijos amarelos, requeijão
- Chocolate, doces que contenham banha, biscoitos amanteigados, tortas, pastelaria, doces folhados
- Banha de porco, gordura animal
- Carnes gordas, linguiça, paio, salsicha, pele de aves, galinha cozida, carne de porco, pato, ganso, costeleta, caldo de carne
- Lanches
- Atum, salmão, sardinha enlatados
- Mortadela, presunto, salame, copa, lombinho
- Sopas prontas
- Frituras, gratinados, preparações sauté
- Manteiga, maionese
- Frutas oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas, amendoim
- Miúdos (fígado, rim, coração, moela)
- Bebidas alcoólicas
Alimentos permitidos:
- Leite desnatado, café, chá, suco de frutas
- Pão dieta, integral, de glúten, bolacha água e sal, torrada, bolachas maria e maizena
- Arroz, grãos integrais, macarrão
- Queijo fresco magro, iogurte e coalhada desnatados
- Gelatina, frutas, sorvete de frutas sem leite
- Açúcar, mel, marmelada, goiabada, doces em calda
- Carnes magras, peixes, aves (ensopados, cozidos ou refogados em pouco óleo vegetal)
- Ovos cozidos (1 vez por semana)
- Pudim, merengue, bolo simples tipo pão de ló
- Fibras (farelo ou fibra de trigo, aveia, grãos integrais, vegetais crus, frutas com casca ou bagaço)
        Esta orientação nutricional não substitui a necessidade de acompanhamento médico


when the soul cries there are no tears

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Saúde: Vacina contra o cancro pode estar disponível em seis anos
A vacina já foi testada em sete pacientes, que registaram sinais de eficácia
Foto: André Takahashi/Flickr













Saúde: Vacina contra o cancro pode estar disponível em seis anos

Marcadores:  ,  ,  , 
Investigadores israelitas descobriram uma vacina que destrói células cancerígenas. Até agora, os resultados dos testes têm sido positivos e, a provar-se a sua eficácia, a vacina pode estar disponível dentro de seis anos.
Um grupo de cientistas da Universidade de Telavive, em cooperação com a empresa farmacêutica Vaxil Biotherapeutics, descobriu uma vacina que tem como alvo a molécula MUC1, presente em 90% dos cancros. O fármaco permite que o organismo reconheça as células cancerígenas (estas não são, normalmente, reconhecidas pelo sistema imunitário como uma ameaça) e as destrua.
A vacina, denominada ImMucin, encontra-se em fase de ensaios clínicos e os resultados preliminares demonstram que pode aumentar as respostas do sistema imunitário e reduzir, desta forma, os níveis da doença.
Até agora, sete de dez pacientes infetados com mieloma múltiplo (um tipo de cancro de sangue), nos quais foi testada a injeção, já terminaram a terapia. Em comunicado, a farmacêutica Vaxil Biotherapeutics garante que, após um mês de tratamento, "em alguns doentes, registaram-se sinais preliminares de eficácia clínica", nomeadamente "a estabilização de marcadores da doença", assim como "um decréscimo da presença de cancro medido pela percentagem de células de plasma na medula óssea".
Os cientistas acreditam, ainda, que a ImMucin pode ser também usada contra pequenos tumores, caso sejam detetados atempadamente, e pode ajudar a prevenir metástases e reincidências em pacientes que já tenham sido submetidos a outros tratamentos, nomeadamente cirurgia.
Embora já tenham sido publicados na revista Vaccine, os resultados ainda são, por enquanto, muito precoces. Contudo, a comprovar-se, em testes adicionais, a sua eficácia, a vacina contra o cancro poderá estar disponível, universalmente, dentro de seis anos.
z-boa-noite14.gif

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cientistas anunciam vacina universal contra cancro

Cientistas da Universidade de Telavice, em colaboração com a 

farmacêutica Vaxil Biotheraputics, estão a testar um fármaco 

que atinge uma molécula existente em 90% de todos os cancros.

As células cancerígenas invadem o sistema imunitário, não sendo reconhecidas como ameaça ao corpo.
 Esta vacina tem a missão de encontrar essas células e destruí-las.
Os resultados preliminares têm sido animadores, segundo escreve o jornal The Telegraph.
A vacina tem vindo a obter uma resposta imune nos pacientes, reduzindo os níveis da doença.
 Os cientistas esperam agora realizar testes num maior número de pacientes de forma a provar
 a sua eficácia na maior variedade possível de cancros.
Segundo cita o jornal, os cientistas acreditam que esta vacina poderá ser usada para combate
r pequenos tumores malignos quando detectados cedo e ajudar a prevenir reincidências
 e metástases em pacientes que já foram submetidos a cirurgia.

Segundo a Vaxil Biotheraputics, o «ImMucin gerou uma forte resposta e imunização específica
 em todos os pacientes após toma de apenas 2-4 doses da vacina num máximo de
12 doses possíveis. Em alguns pacientes, foram observados sinais preliminares de eficácia clínica».

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Se Anjos existem...
Se anjos existem,
encontramo-los nas amizades que persistem...
Cada amizade encontrada ao léu,
é como um anjo que desceu do céu...
Amizades que surgem para nos ajudar,
para nos fazer a vida melhor apreciar,
que nos fazem agora e sempre acreditar
que tudo sempre pode melhorar...
Se todos no mundo entendessem
o valor de uma amizade verdadeira,
não fariam tanta besteira,
e não deixariam que tantas
coisas acontecessem...
Amigos não enxergam apenas as qualidades,
embora delas todos tenham necessidade...
Amigos convivem com nossos defeitos,
porque somos humanos,
portanto, imperfeitos...
Aceitam-nos, e nos aceitam,
como os seus aceitamos,
e os aceitamos também...
Esses anjos não dispõe de asas,
nem tampouco caminham sobre brasas,
mas tem em sua alma um doce sentimento
que nos conforta em momentos de lamento,
e lhes damos toda essa reciprocidade,
sempre querendo sua felicidade...
Assim, todos somos anjos,
pois não creio que possa haver alguém
que não tenha uma amizade sequer,
em cujo ombro possa se consolar,
em cujo coração possa habitar...
Todos somos anjos neste mundo,
bastando-nos desenvolver
esse sentimento profundo...
UMA TERNA E ETERNA AMIZADE.

domingo, 8 de abril de 2012


"A imaginação é como um
braço extra,
com o qual você pode
agarrar coisas que de outra
forma não estariam ao seu
alcance."
(Sartre )

Um Feliz começo de Semana !!!


Faça o melhor

 

Quem diz não ser capaz de fazer pequenas coisas nunca será capaz de fazer grandes. Se não puder ser a sequóia no alto da montanha seja o mais lindo bonsai, o mais encantado.
Há sempre alguma coisa prá nós todos aqui, pequenas obras e grandes prá se construir então faça o melhor que você possa fazer.
Se não puder ser o mar, o imenso mar seja uma gota de água da chuva se não puder ser a gota de chuva seja uma gota de orvalho da manhã.
Mas, faça o melhor que você possa fazer…
Se não puder ser o sol, seja uma estrela pequenina brilhando tão forte, luz na escuridão, cintilante fonte de inspiração. Mas Faça o melhor…
Tenha uma linda e iluminada noite


A CACHORRA DE CHICO XAVIER

Chico Xavier tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre es perava por ele, fazendo grande festa ao avistá-lo.
Pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se o beijasse.
O Chico então dizia: – Ah Boneca, estou com muitas pulgas!
Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho.
Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida. Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas.
Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo, ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca.
A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor e os presentes a pegavam no colo, sem contudo desalinhá-la de sua manta.
A cachorrinha recebia afagos de cada um. A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra.
Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo.
- Ah Boneca, estou cheio de pulgas! disse Chico.
A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram: “Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico!”
Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer. O Chico respondeu:
- Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta.
É, Boneca está aqui, sim e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis.
Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar.

Por isso, quem maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar.
reflexões I
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...