quinta-feira, 21 de junho de 2012

Foram muito cedo...ou foram-se simplesmente...Quando olhamos para o céu gostamos de pensar que olham para nós. Lembramo-mos deles muitas vezes...de manhã...de tarde...ou à noite, qd olhamos as estrelas...numa data...uma música...um cheiro...Em memória daqueles que nos deixaram, copia esta mensagem no teu mural, se sentes falta de alguém que hoje te olha do céu.....Saudades!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012







 O Verão 2012 estreia-se nesta quinta-feira, dia do solstício de Verão, mas ainda com temperaturas que pouco fazem lembrar a época. O calor, de acordo com as informações disponibilizadas no site do Instituto de Meteorologia, deve regressar no sábado – dia a partir do qual os termómetros começam a subir um pouco por todo o país.

A exposição ao sol deve ser evitada nas horas de maior calor (Foto: Nuno Ferreira Santos)
A exposição ao sol deve ser evitada nas horas de maior calorSegundo o Instituto de Meteorologia, até sexta-feira os termómetros não deverão ultrapassar os 23º de temperatura máxima na zona de Lisboa e o céu estará parcialmente nublado em várias zonas do país. Contudo, o fim-de-semana já vai trazer cor de praia, com os termómetros no sábado a atingirem os 25º em Lisboa e 27º no domingo. O sol vai manter-se na próxima semana, com máximas de 32º na terça-feira, sendo que no final da semana as temperaturas voltam a baixar.

A Faro o calor chega mais cedo, com previsões de 31º de máxima para sexta-feira, 30º para sábado e 34º para domingo. A próxima semana será também de Verão, com as temperaturas a subirem até aos 37º na quinta-feira. Uma situação semelhante à de Évora, onde no domingo a máxima será de 35º, atingindo-se os 38º na segunda-feira e na quarta-feira da próxima semana. Em Beja o fim-de-semana também reserva temperaturas que vão chegar aos 36º, mas o dia mais quente será segunda e quarta-feira, com 39º.

No Centro, o sol também vai brilhar, mas com menos força. No fim-de-semana os termómetros vão subir até aos 27º, disparando para os 32º na segunda e terça-feira. No Porto o calor será menos intenso, apenas com uma máxima de 23º no domingo. Mas a próxima semana arranca com temperaturas que vão chegar aos 27º na terça-feira, baixando depois progressivamente.

Esta semana, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) já tinha avançado algumas recomendações relacionadas com a época de calor, para prevenir afogamentos e queimaduras solares, entre outras situações. Num comunicado, o INEM apelava a que, junto a qualquer local com água, as crianças sejam atentamente vigiadas e recomenda a utilização de braçadeiras. A instituição recomenda que não se mergulhe em locais desconhecidos e que se respeite as bandeiras e as indicações dos nadadores-salvadores. 

Quanto às queimaduras solares, o INEM desaconselha a exposição solar entre as 11h30 e as 16h30 e recomenda uma exposição ao sol “gradual e progressiva”, sublinhando que “a melhor protecção é a sombra e o vestuário”. O protector solar deve ter um índice de protecção superior a 20. Os bebés e as crianças requerem cuidados redobrados, sendo que os bebés com menos de um ano “não devem ser expostos ao sol”.

A ingestão de bebidas sem álcool e sem adição de açúcar é aconselhada para evitar a desidratação e o consumo de fruta fresca e de legumes é igualmente recomendado. Recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e pessoas doentes são os principais grupos de risco e devem ser especialmente hidratados.


http://www.publico.pt/Sociedade/verao-comeca-quintafeira-mas-temperaturas-so-sobem-no-fimdesemana-1551165#
Cancro da mama tem pelo menos 50 mutações genéticas

Investigação identificou mutações genéticas recorrentes que, até agora, não tinham sido relacionadas com o cancro da mama



No cancro da mama intervêm pelo menos 50 mutações genéticas, cujo conhecimento poderá aumentar a eficácia dos tratamentos atuais, revela um estudo internacional publicado esta quarta-feira na revista "Nature".
Uma equipa de investigadores sequenciou o exoma - uma parte minúscula do genoma que contém a informação necessária para a produção de proteínas - de 103 tumores de doentes do México e do Vietname, bem como o genoma completo de outros 22 casos de cancro da mama, e comparou os resultados com amostras de tecidos sãos.
Desta forma, conseguiu identificar um conjunto de mutações genéticas recorrentes que, até agora, não tinham sido relacionadas com o cancro da mama. O seu conhecimento, sustentam os cientistas, permitirá aumentar a eficácia dos tratamentos atuais.
O cancro da mama engloba vários subtipos de tumores diferentes.
"O nosso estudo mostra a diversidade real das mutações no cancro da mama, em que há 50 genes alterados", explicou, citado pela agência Efe, um dos co-autores do estudo, Matthew Meyerson, do Instituto Dana-Farber, nos EUA.
Os peritos descobriram também que no cancro da mama triplo negativo, uma variante muito agressiva da doença, há uma fusão entre dois genes (MAGI3 e AKT3), depois da qual começam a fabricar uma proteína que transforma as células sãs em cancerígenas.
A equipa de Matthew Meyerson espera que esta proteína sirva como chave terapêutica para novos tratamentos, já que o cancro da mama triplo negativo é resistente a alguns dos medicamentos mais eficazes disponíveis no mercado e representa entre 15% a 25% dos casos totais de cancro da mama.
Os cientistas observaram ainda alterações noutro par de genes responsável pela diferenciação celular (CBFB y RUNX1), processo pelo qual as células se especializam, o que é considerado muito importante na formação do cancro.
Concretamente, descobriram que o gene CBFB sofria mutações frequentes enquanto que o RUNX1 tinha perdido fragmentos de ADN.


Vamos ajudar o MATEUS


O Mateus era uma criança normal (alegre, traquina, carinhoso, a alegria da nossa casa) até ao passado dia 16 de fevereiro. Nesse dia, tudo mudou. O Mateus teve uma convulsão que demorou cerca de 2 horas a ser controlada pelos médicos do Hospital São Sebastião.
Todos os exames médicos efectuados nesse dia e nos dias seguintes não mostravam nada de anormal. As análises que foram efectuadas mostravam que o Mateus não estava doente, mas o seu estado clinico não. Nos dias seguint...
es o estado do Mateus agravou-se de tal forma que deixou de conseguir respirar sozinho e por volta das 23:00 horas do dia 21 de Fevereiro foi-lhe induzido o coma e feita a transferência para os cuidados intensivos do Hospital Maria Pia. (às 23h desse dia foi a ultima vez que ouvi o meu filho chamar Mamã).
No dia 16 de março, após ter sido levantado o coma, foi-lhe retirado o ventilador e ele recomeçou a respirar por ele próprio, durante todo este tempo foram realizados dezenas de exames ao Mateus mas apenas a Ressonância mostra lesões no cérebro, todos os outros exames indicam que está tudo normal.
No dia 25 de maio festejou o seu terceiro aniversário e como prenda teve direito a saborear a sua guloseima preferida, musse de chocolate.
Neste momento, e apesar dos médicos pensarem que ele poderia ficar confinado a uma cama, sem poder falar, comer, sentar, andar, etc., o Mateus já consegue comer, sorrir, rir, tenta brincar com as mãos, vê o “Ruca” com atenção, senta-se com apoio de uma cadeira própria, e com muita dificuldade e raramente diz Mãe, Mamo, Não e É.
Todos estes progressos do Mateus têm provado que ele é um lutador e que quer recuperar e voltar a ser o menino brincalhão, traquinas, alegre, dançarino, corredor, refilão que era antes de todo este pesadelo.
Hoje, dia 16 de junho, passaram 4 meses de sofrimento, e começa o processo de reintegração do Mateus em casa, pois os médicos acham que ele pode recuperar melhor no seu ambiente familiar, e eu concordo plenamente com eles.
Se por um lado voltar a casa vai ajudar bastante, por outro lado existem condicionantes que podem interferir na sua recuperação pois são necessários tratamentos de neuro-fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, hipoterapia, etc., e também diversos equipamentos para o dia-a-dia do Mateus (cadeira para banho, cadeira de rodas, cadeira de automóvel, cadeira de posicionamento, standing frame, talas para endireitar os membros, etc.), equipamentos estes que por serem muitos especiais se tornam demasiado dispendiosos e nós Pais não conseguiremos comprar algum deste material para permitir ao Mateus lutar contra esta doença e proporcionar-lhe alguma qualidade de vida, uma vez que a aquisição dos mesmos ultrapassa os vinte mil euros.
Relembro que ainda não há diagnostico para a doença do Mateus, mas vamos procurar por todos os meios que nos forem possíveis obter uma resposta mas não podemos, ao mesmo tempo, deixar de ajudar na recuperação do nosso Menino.
Por isso peço a todos os que queiram ajudar o Mateus, a vencer esta luta e a ter um bocadinho mais de qualidade de vida, que divulguem esta mensagem junto dos vossos amigos.
O seu contributo com uma “gotinha” basta para nos ajudar a criar este oceano de esperança!

Obrigada a todos por tudo o que fizeram e seguramente continuarão a fazer por nós e pelo Mateus.

Cláudia Dias Ferreira

NIB 0035 0558 00041861000 88
IBAN PT50 0035 0558 00041861000 88
BIC SWIFT CGDIPTPL

retirado do bloghttp://cinda1960.blogspot.pt/2012/06/vamos-ajudar-o-mateus.html

lindo!!


Confia em ti! Acredita que a tarefa que Deus colocou em seu caminho está ao alcance de suas forças.
Nos momentos de fraqueza, jamais desista.
Silencia e ora pedindo a presença de seus anjos guardiões.
Se fortaleça na fé, na certeza de que tudo passa e que Jesus jamais ti abandona. 

Instituto Chico Xavier

segunda-feira, 18 de junho de 2012



SORRIA

Sorria, embora seu coração esteja doendo
Sorria, mesmo que ele esteja partido
Quando há nuvens no céu
Você sobreviverá...

Se você apenas sorri
Com seu medo e tristeza
Sorria e talvez amanhã

Você descobrirá que a vida ainda vale a pena se você apenas...

Ilumine sua face com alegria
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas...

Se você sorri
Com seu medo e tristeza
Sorriso e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir...

Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir

Animais em apartamento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...