sexta-feira, 6 de janeiro de 2012



O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".


Histórico

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.


Tradições

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte. Em frança (agora também noutros paises) come-se "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado. Em Portugal e também em outros paises as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados etc... No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde é servido doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Reis


E...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Próteses mamárias

Próteses mamárias

Serão realmente seguras?

Nos últimos dias, vieram a público notícias relativas a um conselho das autoridades francesas de saúde, para que as cerca de 30 mil mulheres anteriormente submetidas a aumento mamário, com próteses da marca PIP (Poly Implant Prothesis), realizassem a sua substituição.
Esta medida, única na história da Cirurgia Plástica, surge após a suspeita de que o uso das referidas próteses tenha provocado a morte a uma paciente e ainda o desenvolvimento de cancro da mama a outras oito.
Em Março de 2010, o uso destas próteses já tinha sido proibido, na sequência de estar a ser usado gel de silicone industrial, em vez do devidamente autorizado pelas autoridades de saúde.
De referir que cerca de 1 em cada 7 a 9 mulheres, ao longo de toda a sua vida, desenvolve cancro de mama, independentemente de ter realizado ou não cirurgia mamária.
Neste sentido, e após tais suspeitas, é então sugerido às mulheres que possuam este tipo de implante, que se estima serem cerca de 1500 a 2500 em Portugal, que sejam reavaliadas por um especialista em Cirurgia Plástica, submetidas a cirurgia mamária de substituição de próteses, ainda que sem carácter de urgência, e à realização de exames radiológicos mamários.
As marcas utilizadas pela equipa de Cirurgia Plástica do Dr. Tiago Baptista Fernandes, são as seguintes:
- Natrelle (Allergan)
- Eurosilicone
- Silimed
 As referidas marcas estão no mercado Português desde há longa data, estando devidamente autorizadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais. (Normas ISO e os requisitos da UE e CE, sendo certificados de acordo com as exigências da Diretiva 93/42/CE para Dispositivos Médicos).
Tiago Baptista Fernandes,Cirurgião Plástico
Diretor Departamento Cirurgia Plástica, Dermatologia e Estética
Clínica White

Bombeiros fim de isenção


Fim da isenção total de taxas moderadoras:

Fim da isenção total de taxas moderadoras:

Bombeiros voluntários protestam segunda-feira frente ao Ministério de Administração Interna

Os bombeiros voluntários protestam na segunda-feira, em frente ao Ministério da Administração Interna, que os tutela, contra o fim da isenção total do pagamento das taxas moderadoras no Serviço Nacional da Saúde, informou a organização.
Com a nova legislação, que entrou em vigor no domingo, os bombeiros ficam isentos do pagamento de taxas moderadoras apenas “nas prestações de cuidados de saúde primários” (consultas nos centros de saúde) e, “quando necessários em razão do exercício da sua atividade, em cuidados de saúde hospitalares”.
Anteriormente, os bombeiros estavam isentos do pagamento das taxas moderadoras em todos os atos médicos, incluindo consultas e exames.
Justificando a concentração de segunda-feira, Rui Moreira da Silva, presidente da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários, que convoca o protesto, disse à Agência Lusa que se trata de “um sinal inequívoco” de que a classe não está a ser reconhecida pelo trabalho que presta.
“A atividade de bombeiro comporta riscos, mas não temos garantia de saúde por parte do Governo”, afirmou, dando o exemplo de que, com a nova legislação, os bombeiros passam a ter que pagar exames médicos.
Fundada em 2005, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários agrega sete mil sócios.

5 de janeiro de 2011
@Lusa
(retirado do Sapo)
Implantes mamários:

Implantes mamários:

Hospitais Coimbra vão avaliar pacientes que usaram material do PIP

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) vai proceder a uma avaliação das pacientes que receberam implantes mamários do fabricante francês Poly Implant Prothese (PIP), e assumirá os custos da sua remoção se isso for clinicamente indicado.
Em declarações aos jornalistas, Celso Cruzeiro, diretor do serviço de cirurgia plástica dos ex-Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), agora agregados nos CHUC, revelou que "mais de cinquenta" pacientes têm já a sua consulta marcada para avaliação das próteses.
"Vêm espontaneamente", afirmou, dizendo que não foi o serviço a contatar as pacientes, mas elas próprias a tomar a iniciativa, e que as consultas têm sido marcadas rapidamente "para não as manter naquela ansiedade".
Celso Cruzeiro disse compreender a preocupação das pacientes perante as notícias das ruturas de gel das próteses daquele fabricante, pois também a comunidade científica está preocupada.
Acrescentou que nos ex-HUC, nos mais de onze anos de colocação de implantes, não foram notados problemas acrescidos com tais próteses.
"Não temos mais complicações com as próteses PIP do que quaisquer outras próteses. Mantém-se mais ou menos o mesmo índice de complicação. O que nos preocupa são o que os números internacionais que vêm de França apontam para índices de rutura do gel de 10 ou 11 por cento", salientou.
Celso Cruzeiro estima entre 150 a 200 as pacientes que ao longo dos anos nos ex-HUC receberam implantes daquele fabricante.
Agora, quando se deslocarem à consulta de reavaliação serão sujeitas a exames clínicos e imagiológicos, por ecografia.
Se se verificar que houve rutura do gel serão retiradas, e será a unidade hospitalar a assumir a comparticipação na cirurgia das que implantou, porque, nas palavras de Celso Cruzeiro, a primeira responsabilidade que o médico tem é sobre os doentes que trata.
Apesar das preocupações, diz que não se deve enveredar por alarmismo, e que o indicado é fazer a reavaliação e aguardar as orientações gerais da União Europeia e do Serviço Nacional de Saúde português.
"Ouvem-se as coisas mais disparatadas, mesmo por cirurgiões que têm alguma responsabilidade", afirma Celso Cruzeiro, dizendo que "não faz qualquer sentido do ponto de vista científico" relacionar-se a rutura do gel com o cancro e que é "um contrassenso dizer que é mais perigoso retirar do que deixar ficar" o implante.
"Havendo mais ruturas de um gel que não é próprio, pode provocar mais inflamação, mais dor, mau estar e isso justifica uma intervenção, mas não é uma intervenção urgente, para hoje ou para amanhã", considerou.

5 de janeiro de 2011
@Lusa

Radioterapia também provoca efeito “quimio-cérebro”


Estudo publicado na revista “Cancer”



As mulheres que passaram pelo tratamento de quimioterapia e radioterapia para combater o cancro da mama podem apresentar problemas de memória e de concentração vários anos depois, aponta um estudo recente publicado na revista “Cancer”.


O estudo incluiu 62 mulheres tratadas com quimioterapia e radioterapia para o cancro da mama, 67 apenas com radioterapia e 184 saudáveis que serviram de grupo de controlo. As pacientes com cancro da mama foram submetidas à avaliação neurológica seis meses e três anos após o término do tratamento.


Os investigadores descobriram que a quimioterapia pode causar problemas cognitivos, ou de pensamento, que persistem durante três anos após o final do tratamento. Este padrão de mudanças é frequentemente chamado de " quimio-cérebro"- diminuição na função cognitiva após o tratamento quimioterápico. Também verificaram que as pacientes que foram tratadas apenas com radioterapia muitas vezes tinham problemas semelhantes às que receberam o tratamento conjunto de radio e quimioterapia.


Não houve qualquer indicação de que a terapia hormonal com o tamoxifeno, causasse problemas cognitivos. "Estes dados sugerem que os problemas, relacionados com as suas capacidades mentais, sentidos por algumas sobreviventes do cancro da mama não se devem apenas à administração da quimioterapia", disse, em comunicado de imprensa, Paul Jacobsen, do Centro Oncológico e Instituto de Investigação Moffitt na Florida, EUA.


"Os nossos resultados também fornecem um quadro mais completo do impacto do tratamento oncológico sobre as capacidades mentais que os estudos que não seguiram as pacientes durante tanto tempo, nem observaram as capacidades mentais em sobreviventes de cancro que não tinham sido tratadas com quimioterapia", acrescentou.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.



Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/radioterapia-tambem-provoca-efeito-%E2%80%9Cquimio-cerebro%E2%80%9D

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


Dois anos que deixei de fumar :) só benefícios!!
Mas a nossa cabeça é matreira, ainda me lembro e volta e meia apetece :p mas a vontade não voltar a fumar é maior!

Consulta anestesia



Hoje, foi consulta de anestesia no IPO são os parametros normais numa pré cirurgia. Perguntas sobre a nossa saúde, medicação que fazemos, alergias, doenças, se levamos companhia, moramos perto, etc...entretanto já tinha respondido por escrito a um questionário.
Nada demais!
Confirmou-se a data da cirurgia plástica para dia 10 deste mês,  tenho que lá estar ás 8,30h da manhã e devo ser operada pelas 10h em regime ambulatório ou seja venho para casa no mesmo dia.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Taxas moderadoras: utentes isentos serão contactados até fim de fevereiro


Os utentes até agora isentos de pagamento de taxa moderadora serão contactados até ao final de fevereiro pelo Ministério da Saúde para saberem se mantêm ou se perdem a isenção, ao abrigo dos novos parâmetros para determinar insuficiência económica.



O formulário para requerer a isenção do pagamento das taxas moderadoras está disponível no Portal da Saúde
O formulário para requerer a isenção do pagamento das taxas moderadoras está disponível no Portal da Saúde
Tiago Miranda
A informação de que os utentes isentos das taxas moderadoras serão contactados consta da portaria hoje publicada em Diário da República sobre os critérios de verificação da condição de insuficiência económica dos utentes, para efeitos de isenção de taxas moderadoras.

Os serviços do Ministério da Saúde vão notificar até 29 de fevereiro todos os utentes registados como isentos no Registo Nacional de Utentes (RNU).
Até ao dia 15 de abril, presumem-se isentos todos aqueles que apresentem requerimento (para reconhecimento de situação de insuficiência económica) entre 29 de fevereiro e 31 de março.

Isto porque, de acordo com a portaria, os utentes em situação de insuficiência económica vão ter que apresentar um requerimento para pedir isenção das taxas moderadoras, documento este que será avaliado e validado pelas Finanças e que caduca ao fim de um ano.

No que respeita à insuficiência económica, estão nesta situação os utentes que integrem um agregado familiar cujo rendimento médio mensal, dividido pelo número de pessoas a quem cabe a direção desse agregado, seja igual ou inferior a 628,83 euros.

Portal da Saúde tem formulário


Para fazer prova dessa situação e, assim, requerer isenção de pagamento de taxa moderadora, os utentes terão que preencher um requerimento, o que pode ser feito através da Internet ou junto de serviços de saúde.

O formulário está disponível no Portal da Saúde e terá que ser preenchido pelo utente ou seu representante legal, para si e para o seu agregado familiar.

Para preencher o documento, será necessário indicar o número de utente, de identificação fiscal e de segurança social, cabendo à Direção-Geral de Impostos verificar a veracidade dos rendimentos apresentados (se ultrapassa ou não os 628,23 euros).

Do requerimento deve constar autorização do próprio utente concedida de forma livre, expressa e inequívoca que permita à Autoridade Tributária apurar o valor do rendimento médio mensal e comunicar ao Ministério da Saúde se ultrapassa ou não o limite previsto.

Deste modo, os cidadãos isentos não necessitarão de apresentar qualquer documento adicional quando usarem o Serviço Nacional de Saúde, uma vez que os sistemas de informação dos serviços de saúde o identificam como isento.

Validade até 30 de setembro


A isenção só vigorará após a conclusão do processo de análise do requerimento e não imediatamente a seguir á sua entrega, esclarece o Ministério.

O documento tem validade até 30 de setembro de cada ano, após o que será necessário fazer nova avaliação.

Se nessa altura a informação existente de todos os membros do agregado familiar for válida não será necessário entregar novo requerimento.

No entanto, se estiver em falta informação ou tiver ocorrido alguma alteração nos dados fornecidos, será necessário atualizar os registos relativos aos membros do agregado familiar através de novo requerimento.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/taxas-moderadoras-utentes-isentos-serao-contactados-ate-fim-de-fevereiro=f696781#ixzz1iLFKmlHf

Já fiz outra vez análises estas para a médica de família, ela quer ter a certeza que as valores do fígado é da medicação. Também fiz ecografia o Dr disse que, tenho o fígado com alterações que deve ser mesmo do Tamoxifeno, perguntou-me da vesícula eu disse que sabia o estado dela e confirma-se é uma pedreira autêntica. Diz que hoje em dia é fácil a cirurgia para a retirar, pensarei nisso numa outra altura.

Desejo...

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ontem, quando estava nos meus aposentos e no leito tal e qual uma deusa :) pronta para dormir, senti medo :( não sei porquê mas, fiquei com uma ansiedade...não sei, se me senti assim porque vem um ano novo e com ele muitas mudanças, uma das quais a minha cirurgia (acho que foi um tomar de consciência disso) ou por outro motivo. A verdade é que nunca senti isso em outros anos, nem mesmo quando fui a Paris fazer a passagem de ano e sabia que dois dias depois tinha  uma biópsia á mama, para saber se realmente tinha cancro.

DIA MUNDIAL DA PAZ

Dia Mundial da Paz O Dia Mundial da Paz é comemorado em quase todo o mundo em primeiro de janeiro. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente as pessoas ficam acordadas até a meia-noite do dia 31 de dezembro, quando se comemora com muita festa a virada do ano. Esse dia foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, raça, posição social ou econômica.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...