quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Próteses mamárias

Próteses mamárias

Serão realmente seguras?

Nos últimos dias, vieram a público notícias relativas a um conselho das autoridades francesas de saúde, para que as cerca de 30 mil mulheres anteriormente submetidas a aumento mamário, com próteses da marca PIP (Poly Implant Prothesis), realizassem a sua substituição.
Esta medida, única na história da Cirurgia Plástica, surge após a suspeita de que o uso das referidas próteses tenha provocado a morte a uma paciente e ainda o desenvolvimento de cancro da mama a outras oito.
Em Março de 2010, o uso destas próteses já tinha sido proibido, na sequência de estar a ser usado gel de silicone industrial, em vez do devidamente autorizado pelas autoridades de saúde.
De referir que cerca de 1 em cada 7 a 9 mulheres, ao longo de toda a sua vida, desenvolve cancro de mama, independentemente de ter realizado ou não cirurgia mamária.
Neste sentido, e após tais suspeitas, é então sugerido às mulheres que possuam este tipo de implante, que se estima serem cerca de 1500 a 2500 em Portugal, que sejam reavaliadas por um especialista em Cirurgia Plástica, submetidas a cirurgia mamária de substituição de próteses, ainda que sem carácter de urgência, e à realização de exames radiológicos mamários.
As marcas utilizadas pela equipa de Cirurgia Plástica do Dr. Tiago Baptista Fernandes, são as seguintes:
- Natrelle (Allergan)
- Eurosilicone
- Silimed
 As referidas marcas estão no mercado Português desde há longa data, estando devidamente autorizadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais. (Normas ISO e os requisitos da UE e CE, sendo certificados de acordo com as exigências da Diretiva 93/42/CE para Dispositivos Médicos).
Tiago Baptista Fernandes,Cirurgião Plástico
Diretor Departamento Cirurgia Plástica, Dermatologia e Estética
Clínica White

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...