sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bom fim de semana!























Beijokas

4 Fevereiro dia Mundial da luta contra o cancro
















Aumento do apoio pecuniário ao doente oncológico e reforço de voluntários hospitalares


No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) alarga o apoio pecuniário anual prestado no IPO de Coimbra, que ascenderá aos 75 mil euros e o voluntariado também será reforçado, com a entrada de 15 voluntários em contexto hospitalar.

“O apoio social é uma das mais importantes vertentes de actividade da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Num ano que se avizinha crítico para os portugueses, em que 18% da população aufere um rendimento mensal inferior a 400€, assistindo-se mesmo ao desenvolvimento de novas formas de pobreza, o reforço do apoio social da Liga ao doente oncológico assume uma grande importância”, declara Carlos de Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Nos últimos cinco anos, o NRC proporcionou 10.500 apoios a doentes oncológicos carenciados, num total de 303.535€, provenientes dos fundos angariados no Peditório Anual da LPCC. Estes apoios reflectiram-se na atribuição de subsídios monetários, na aquisição de medicamentos e no apoio para transportes.

Para responder às crescentes necessidades dos doentes oncológicos, a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro, contará a partir de agora com a presença de uma assistente social no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) que, mediante a articulação com o Serviço Social do IPOC, elaborará um processo social do qual constarão as informações mais relevantes do doente e respectivo familiar, rendimentos, despesas e outros apoios que este possa receber. Após este procedimento, e identificada a real necessidade do doente, é definido o montante de apoio social a conceder.

“O apoio social da Liga Portuguesa Contra o Cancro já existe no IPOC há muito tempo. A novidade é este novo espaço dentro das instalações do IPO, com uma localização mais funcional, para que se possa proporcionar este apoio da Liga aos doentes oncológicos”, destaca Manuel António, director do IPO de Coimbra e Coordenador Nacional das Doenças Oncológicas.

Neste sentido, serão considerados beneficiários deste apoio todos os doentes oncológicos que auferem um rendimento igual ou inferior ao salário mínimo nacional ou aqueles cuja condição socio-económica justifique a necessidade de atribuição de um tipo de apoio social que minimize a situação de carência.

De forma a melhorar o acolhimento e o tempo de permanência do doente em contexto hospitalar, a LPCC irá reforçar o seu voluntariado no IPOC com a entrada de 15 novos candidatos a voluntários. Estes novos elementos foram submetidos a uma entrevista prévia de selecção e participaram num curso de formação inicial de voluntariado em oncologia, com duração de 10 horas. Irão agora iniciar um estágio de seis meses, durante o qual se pretende que adquiram e aperfeiçoem as competências essenciais ao desempenho rigoroso das actividades de voluntariado. No ano proclamado pelo Conselho da União Europeia como Ano Europeu do Voluntariado (AEV -2011), a LPCC - NRC irá investir na promoção, alargamento e qualificação do seu voluntariado, instrumento essencial para a humanização da prestação de cuidados em oncologia.

Ao longo de 2011, o Núcleo Regional do Centro da LPCC pretende ainda criar outras formas de intervenção, como a disponibilização de um banco de ajudas técnicas e a criação de uma rede social de alojamento destinada ao doente oncológico a realizar tratamento e sua família.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mensagem aos doentes oncológicos

Caros amigos.

Nos contactos regulares que tenho mantido com doentes com cancro e seus familiares, uma das questões que amiúde me colocam é que conselho, ou mensagem, daria a um doente oncológico?

Respondendo, muito sucintamente, diria que acima de tudo, nunca desanimem. Antes pelo contrário, acreditem sempre que vão vencer a doença. Para além disto:

- Tenham pensamento positivo.

- Tenham alegria de viver.

- Cumpram escrupulosamente os seus tratamentos médicos e, caso necessitem, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida, peçam apoios, sejam de âmbito médico, psico-oncológico, legislativo ou de voluntariado, todos eles prestados gratuitamente na União Humanitária dos Doentes com Cancro.

- Acreditem, sempre, que o dia seguinte será melhor do que o anterior e que, convosco, cancro será também sinónimo de vida.

Este querer viver, esta força de viver, são fundamentais.

Só um exemplo: todos nós conhecemos casos de doentes a quem os médicos davam poucos meses de vida e eles acabaram por viver dezenas de anos.

Foram os médicos que se enganaram?

Não, os doentes é que ‘enganaram’ a doença.

Se bem que, cientificamente, não esteja provada, vale a pena acreditar nesta teoria.

Mesmo na fase mais difícil e dolorosa da doença e dos tratamentos, não devem baixar os braços, antes pelo contrário, é nessa altura que têm que ser mais fortes, pensar em todos os seus projectos presentes e futuros, na sua família, e que esta é apenas uma fase passageira da sua vida e que em breve estarão bem, quem sabe, ainda melhor do que anteriormente.

Isto, porque, existem mesmo muitos doentes que ganharam uma nova alegria de viver, depois de terem tido cancro.

Parece uma contradição e algo impensável, mas é verdade. Antes da doença não tinham objectivos na vida, eram infelizes, muitos inclusive dependentes de antidepressivos e, depois de terem vencido a doença, ganharam um novo objectivo na vida, uma nova alegria de viver e hoje são felizes.

É esta a mensagem de esperança que gostaria de transmitir a todos os doentes com cancro.

A terminar, um apelo: façam do lema da União Humanitária dos Doentes com Cancro o seu lema de vida: ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’.



Luís Filipe Soares

Presidente da União Humanitária dos Doentes com Cancro

















Beijinhos

Manuela Inácio na revista Teste Saúde





















A revista Teste Saúde da DECO PROTESTE deste mês inclui um artigo sobre Rastreio de Cancro da Mama.


Esta revista inclui também uma entrevista a Manuel Leitão da Silva, Coordenador Nacional para as Doenças Oncológicas.
A nossa amiga Manuela ou Tia de Alcobaça, como é amigavelmente chamada entre nós foi uma das guerreiras que acedeu dar o seu testemunho.
Para esta Rosa Esperança um grande beijinho!

posted by IsaLenca do blog http://superglamorosas.blogspot.com/

25 anos do Vitinho










Cantava pra o meu mano Vitor que era pequeno e com o mm nome :o) saudades e nostálgia...

Almoçinho :o)


















Ontem foi dia de encontro pra mais um almoçinho :o) nunca é necessário um motivo para as amigas se encontrarem ;o) e assim foi!
Fomos a um Japonês, rimos, falámos, comemos, bebemos e fizemos compras hhhhiihhihihhii para finalizar um cházinho para ajudar a fazer a digestão.
Como sempre foi muito bom! Bjokas

domingo, 30 de janeiro de 2011






















É proibido chorar sem aprender,

Levantar-se um dia sem saber o que fazer

Ter medo de suas lembranças.



É proibido não rir dos problemas

Não lutar pelo que se quer,

Abandonar tudo por medo,



Não transformar sonhos em realidade.

É proibido não demonstrar amor

Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.

É proibido deixar os amigos



Não tentar compreender o que viveram juntos

Chamá-los somente quando necessita deles.

É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,

Fingir que elas não te importam,



Ser gentil só para que se lembrem de você,

Esquecer aqueles que gostam de você.

É proibido não fazer as coisas por si mesmo,

Não crer em Deus e fazer seu destino,



Ter medo da vida e de seus compromissos,

Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.

É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,



Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se

desencontraram,

Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.

É proibido não tentar compreender as pessoas,

Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,



Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.

É proibido não criar sua história,

Deixar de dar graças a Deus por sua vida,



Não ter um momento para quem necessita de você,

Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.

É proibido não buscar a felicidade,



Não viver sua vida com uma atitude positiva,

Não pensar que podemos ser melhores,

Não sentir que sem você este mundo não seria igual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...