quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mensagem aos doentes oncológicos

Caros amigos.

Nos contactos regulares que tenho mantido com doentes com cancro e seus familiares, uma das questões que amiúde me colocam é que conselho, ou mensagem, daria a um doente oncológico?

Respondendo, muito sucintamente, diria que acima de tudo, nunca desanimem. Antes pelo contrário, acreditem sempre que vão vencer a doença. Para além disto:

- Tenham pensamento positivo.

- Tenham alegria de viver.

- Cumpram escrupulosamente os seus tratamentos médicos e, caso necessitem, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida, peçam apoios, sejam de âmbito médico, psico-oncológico, legislativo ou de voluntariado, todos eles prestados gratuitamente na União Humanitária dos Doentes com Cancro.

- Acreditem, sempre, que o dia seguinte será melhor do que o anterior e que, convosco, cancro será também sinónimo de vida.

Este querer viver, esta força de viver, são fundamentais.

Só um exemplo: todos nós conhecemos casos de doentes a quem os médicos davam poucos meses de vida e eles acabaram por viver dezenas de anos.

Foram os médicos que se enganaram?

Não, os doentes é que ‘enganaram’ a doença.

Se bem que, cientificamente, não esteja provada, vale a pena acreditar nesta teoria.

Mesmo na fase mais difícil e dolorosa da doença e dos tratamentos, não devem baixar os braços, antes pelo contrário, é nessa altura que têm que ser mais fortes, pensar em todos os seus projectos presentes e futuros, na sua família, e que esta é apenas uma fase passageira da sua vida e que em breve estarão bem, quem sabe, ainda melhor do que anteriormente.

Isto, porque, existem mesmo muitos doentes que ganharam uma nova alegria de viver, depois de terem tido cancro.

Parece uma contradição e algo impensável, mas é verdade. Antes da doença não tinham objectivos na vida, eram infelizes, muitos inclusive dependentes de antidepressivos e, depois de terem vencido a doença, ganharam um novo objectivo na vida, uma nova alegria de viver e hoje são felizes.

É esta a mensagem de esperança que gostaria de transmitir a todos os doentes com cancro.

A terminar, um apelo: façam do lema da União Humanitária dos Doentes com Cancro o seu lema de vida: ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’.



Luís Filipe Soares

Presidente da União Humanitária dos Doentes com Cancro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...