sexta-feira, 3 de junho de 2011

Gordura vital

Gordura vital


Indispensável à vida, o colesterol só se torna uma substância nociva quando existe em demasia

O que é, afinal, o colesterol? Trata-se de uma substância necessária ao organismo.

Como refere a investigadora do Instituto Nacional de Saúde

Dr. Ricardo Jorge, Mafalda Bourbon, «o colesterol é uma gordura indispensável à vida. É um constituinte das membranas celulares e participa na síntese de hormonas esteróides e de algumas vitaminas, assim como na síntese dos ácidos biliares».

Ainda assim, mesmo sendo uma substância necessária, pode tornar-se nociva para o organismo quando existe em demasia. «Os níveis elevados de colesterol no sangue são prejudiciais para a saúde pois a gordura deposita-se na parede arterial. A acumulação de colesterol na parede das artérias origina a formação de placas lipídicas que impedem a livre passagem do sangue», explica Mafalda Bourbon.

No fundo, um excesso desta substância faz aumentar o risco de doenças cardiovasculares porque a acumulação de colesterol nas artérias estreita e endurece os vasos sanguíneos. O maior problema? O facto de ser uma doença que não apresenta quaisquer sintomas. A hipercolesterolemia é silenciosa, pelo que, se não houver prevenção e cuidado, nomeadamente com a alimentação, o peso e a actividade física, pode ser fatal.

O bom e o mau

Há dois tipos de colesterol, o colesterol HDL (bom) e o colesterol LDL (mau). O colesterol é insolúvel em meios aquosos, pelo que, no sangue, é transportado através de lipoproteínas (HDL ou LDL), que são partículas constituídas por uma parte de gordura e outra proteica. De acordo com o tipo e função das lipoproteínas, assim o colesterol é designado por bom ou mau. O bom lubrifica as paredes dos vasos sanguíneos e facilita a circulação do sangue, para além de varrer a gordura como se fosse uma vassoura.

É responsável pela remoção do colesterol em excesso, transportando-o de volta para o fígado, onde depois é eliminado. Já o colesterol mau é prejudicial porque transporta a gordura pelo organismo e, quando está em excesso, por ter uma textura pegajosa, deposita-se nas paredes das artérias, podendo estreitá-las.

A acumulação de gordura pode bloquear as artérias por completo ou mesmo danificá-las até que se criem coágulos de sangue que vão bloquear a circulação. O importante é manter o nível do colesterol total controlado, diminuindo o LDL e aumentando o HDL, para que a diferença entre o colesterol mau e o bom seja adequada e não cause problemas.

Os níveis recomendados


A Sociedade Europeia de Cardiologia recomenda que se deve manter os níveis de colesterol total abaixo dos 190 mg/dl e o colesterol LDL, o considerado mau, abaixo dos 115 mg/dl, valores médios para os adultos saudáveis.

No caso de pacientes com doenças cardiovasculares, diabetes ou insuficiência renal, por serem considerados doentes de risco, recomendam-se valores de colesterol total inferiores a 175 mg/dl e de colesterol LDL inferiores a 100 mg/dl.

Nas crianças, o valor recomendado pela Sociedade Europeia de Pediatria é abaixo de 170 mg/ dl para o colesterol total e 100 mg/dl para o colesterol LDL. Relativamente ao colesterol HDL, considerado o bom colesterol, os valores devem ser superiores a 46 mg/dl nas mulheres e a 40 mg/dl nos homens.

Texto: Ana Catarina Alberto com Mafalda Bourbon (investigadora na área da hipercolesterolemia no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge)


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Investigador dá os primeiros passos no transplante de fígado

Investigador dá os primeiros passos no transplante de fígado

Cientista foi também responsável pela criação do primeiro fígado em laboratório

O jovem cientista português que criou o primeiro fígado em laboratório está já a dar os primeiros passos para conseguir transplantá-lo, tendo conseguido nos últimos meses ultrapassar uma das principais barreiras: a expansão do número de células in vitro.

Pedro Baptista, com 33 anos, lidera uma equipa no Wake Forest Institute for Regenerative Medicine, nos EUA, que desenvolveu o primeiro fígado em laboratório, um órgão ainda pequeno para investigação.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Baptista mostrou-se muito satisfeito com os progressos que a investigação teve este ano, estando já a começar o processo de transplante em ratos.

“O número de células humanas que temos disponível é reduzido. Estamos a expandir células in vitro para a quantidade monstra que é necessária para os humanos”, afirmou.

Por enquanto a experiência é feita com um fígado pequenino, mas se tudo continuar a correr bem em breve os investigadores pensam começar a fazer testes com fígados para transplante humano.

O cientista explica o que significa “tudo correr bem” para os investigadores e que basicamente é ultrapassar aquelas que são as duas grandes barreiras: a expansão do número de células em laboratório e assegurar que o sangue não coagula quando o fígado for ligado ao sistema circulatório.

Se isto for conseguido, “o mais difícil está feito”. Depois é só aplicar o processo, que não é novo e já é utilizado.

“A técnica não é nova, só estamos a adaptá-la”, explica.

Trata-se de retirar as células ao fígado, resultando daí aquilo que os cientistas chamam de “esqueleto do fígado”. Esse bio-material é então semeado com células humanas, um processo rápido que se faz em três ou quatro dias.

Depois de as células serem semeadas no esqueleto do fígado, é preciso dar-lhes tempo “para se dividirem e amadurecerem dentro do fígado”, o que deverá demorar entre duas e três semanas.

Este será então o tempo total de criação de fígados artificiais para transplante humano, uma descoberta que se for bem sucedida tem inúmeras vantagens sobre os transplantes de fígado que são feitos hoje em dia, cujo principal problema é a rejeição pelo corpo que o recebe.

Segundo Pedro Baptista, esta dificuldade não se porá, uma vez que o processo em investigação visa precisamente fabricar fígados imunocompatíveis.

“Se usarmos células estaminais do fígado do doente para construir o fígado [artificial], não haverá os problemas que há hoje em dia com os transplantes e não será necessária a imunosupressão”, explicou.

O cientista prevê que, ao ritmo que correm as investigações, dentro de cinco a dez anos seja possível fazer estes transplantes.

Ainda assim, afirma que este é um “horizonte temporal alargado, para não dar falsas esperanças a quem precisa de órgão”.

Pedro Baptista vai estar hoje no Centro de Congressos do Estoril, onde dará uma conferência sobre o tema, no âmbito da Semana Digestiva.


03 de junho de 2011

Fonte: Lusa/SAPO

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Feriado quinta feira de espiga

   

 






 A Quinta-feira da Ascensão ocorre quarenta dias depois da Páscoa. Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga, é tida como “o dia mais santo do ano”. Em terras de Alenquer, era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano.
   
    Antes de ser assinalado como feriado municipal, era já dia de descanso por todo o concelho. Dizia-se nas aldeias do sopé da Serra do Montejunto que “na quinta-feira de espiga há uma hora em que os pássaros não vão aos ninhos, as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha e o pão não leveda”. Em Atouguia “o leite não se vende, todo ele é dado”. Noutras localidades “não se faz pão em quinta-feira de espiga” e noutras tantas coze-se nesse dia pão “para guardar o ano inteiro”.

   Concelhos cujo feriado municipal é a Quinta-feira da Ascensão: Alcanena, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobra De Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, Vila Franca de Xira

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança


Dia da Criança

Criança com idade próxima de um ano de idade.

Nome oficial Dia Mundial da Criança

Tipo Mundial

Data 20 de Novembro - Data definida pela ONU;

1 de Junho - Portugal, entre outros países;

12 de Outubro - Brasil.

Observações: Dia em que se celebra a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.[1] Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.



Índice [esconder]

1 Em Portugal

2 No Brasil

3 A data em outros países

4 Referências

5 Ver também

6 Ligações externas



[editar] Em PortugalEm Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950. assim foi formado o dia das crianças



[editar] No BrasilNa década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho nascido em Nova Friburgo cidade serrana do estado do Rio de Janeiro teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.



Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.



Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.



[editar] A data em outros países

2010-06-01Albânia - 1 de junho

Alemanha - 20 de setembro

África Central (Congo, República Democrática do Congo, Camarões, Guiné Equatorial, Gabão, Chade, República Centro-Africana, São Tomé e Príncipe) - 25 de dezembro

Angola - 1 de junho

Argentina - segundo domingo de agosto[2]

Armênia - 1 de junho

Austrália - quarta quarta-feira de outubro

Azerbaijão - 1 de junho

Benim - 1 de junho

Bielorrússia - 1 de junho

Bósnia e Herzegovina - 1 de junho

Brasil - 12 de outubro [3]

Bulgária - 1 de junho

Cabo Verde - 1 de junho

Camboja - 1 de junho

Canadá - 20 de novembro

Cazaquistão - 1 de junho

Chile - segundo domingo de agosto

Colômbia - último sábado de abril [4]

Coreia do Norte - 2 de junho

Coreia do Sul - 5 de maio

Costa Rica - 9 de setembro

Croácia - 1 de junho



Celebração do Dia das Crianças no EquadorCuba - terceiro domingo de julho

El Salvador - 1 de outubro

Equador - 1 de junho

Eritreia - 1 de junho

Eslováquia - 1 de junho

Eslovênia - 1 de junho

Espanha - 20 de novembro

Estados Unidos da América - 3 de junho (pode variar de estado para estado)

Estónia - 1 de junho

Etiópia - 1 de junho

Geórgia - 1 de junho

Guatemala - 1 de outubro

Guiné-Bissau - 1 de junho

Honduras - 10 de setembro

Hong Kong - 4 de abril



Brincadeira tradicional no Japão no Dia dos MeninosHungria - último domingo de maio

Iêmen - 1 de junho

Índia - 14 de novembro

Israel - 9 de abril

Japão:

5 de maio - Meninos

3 de março - Meninas

Laos - 1 de junho

Letónia - 1 de junho

Lituânia - 1 de junho

Macau - 1 de junho

Malásia - 1 de outubro

México - 30 de abril

Moçambique - 1 de junho

Moldávia- 1 de junho

Mongólia - 1 de junho

Montenegro - 1 de junho

Nigéria - 27 de maio

Nova Zelândia - primeiro domingo de março

Paquistão - 20 de novembro

Paraguai - 16 de agosto

Perú - 17 de agosto

Polónia - 1 de junho

Portugal - 1 de junho

República da Macedônia - 1 de junho

República Popular da China - 1 de junho

República Checa - 1 de junho

Romênia - 1 de junho

Rússia - 1 de junho

Singapura - 1 de outubro

Sérvia - 1 de junho

Sri Lanka - 1 de outubro

Suécia - primeira segunda-feira de outubro

Taiwan - 4 de abril

Tadjiquistão - 1 de junho

Tanzânia - 1 de junho

Timor-Leste - 1 de junho

Trinidad - primeira segunda-feira de outubro

Turcomenistão - 1 de junho

Turquia - 23 de abril

Uruguai - segundo domingo de agosto

Venezuela - terceiro domingo de agosto

Vietnã - 1 de junho







Referências↑ "United Nations Universal Children's Day" (em inglês). ONU. Página visitada em 10 de Março de 2010.

↑ http://www.me.gov.ar/efeme/diadelninio/ Dia das Crianças na Argentina

↑ http://www.terra.com.br/criancas/diadascriancas2004/comosurgiu.htm Dia das Crianças no Brasil

↑ http://www.tolima.gov.co/portalw/index.php?option=com_content&task=view&id=196&Itemid=74 Dia das Crianças na Colômbia

[editar] Ver tambémCriança

Brinquedo

Declaração dos Direitos da Criança

[editar] Ligações externasDia Mundial da Criança (site português)

Dia das Crianças no Brasil

Dia das Crianças na Alemanha

Este artigo sobre Festas ou Celebrações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Crian%C3%A7a"

Categorias: !Esboços sobre festas
Dias especiais
Infância

Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Azərbaycanca Български বাংলা Česky Deutsch English Español Eesti Français Galego Avañe'ẽ Magyar Bahasa Indonesia 日本語 Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Plattdüütsch नेपाली Nederlands Polski Română Русский Svenska தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ Tiếng Việt 中文

terça-feira, 31 de maio de 2011



















"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,


mas na intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos inesquecíveis,

coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projecto Luz vai correr!























Mais uma vez, lançamos uma campanha de “exposição” do Projecto Luz junto dos meios de comunicação social, com vista a dar a conhecer a nossa actividade, os nossos objectivos e a nossa missão.

Assim, vamos participar na corrida "Marginal à noite" no próximo dia 18 de Junho: http://marginalanoite.cm-oeiras.pt/

Será uma forma de divulgar o Projecto, convivermos e fazermos (um pouco de) exercício.


Caso pretendam participar, agradecemos que façam a inscrição directamente junto da Organização da prova e nos informem disso para procedermos à estampagem do nosso logotipo numa t-shirt que lhes será oferecida pelo Projecto Luz.


Vamos fazer uma "mancha azul" de modo a despertar a atenção de todos para esta temática!





Oi e Olá: 7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...