sábado, 7 de maio de 2011

Miguel Gameiro - Dá-me um abraço (com letra)



Lindo, lindo lindooooooooo...



































Boa noite meu anjo!!!
Hoje eu te convido
a buscar uma nova estrada...
a gostar mais de si mesmo...
a amar-se muito...

A ter um pouquinho mais de carinho
consigo mesmo...
a olhar-se no espelho...
a comprar uma roupa nova...
para o corpo e para a alma...
Colorida... deslumbrante...
Hoje eu te convido
a falar a verdade...
consigo mesmo...
a ver a vida por um outro prisma...
a crer que é possível
acreditar em você...
A duvidar do que os outros
dizem ou disseram sobre você...
a viver... a sonhar...
sonhos se realizam...
a amar o próximo como a ti mesmo...
porque, hoje,
você aprenderá a se amar...
porque aqui do outro lado do mundo, tem
alguem que te ama muito...
Beijo grande no seu lindo coraçao

Plutarco

Plutarco, Sombra, Mensagem de Amizade,  Concordem
Não preciso de amigos que mudem quando eu mudo e concordem quando eu concordo. A minha sombra faz isso muito melhor. 

Beijinhos :)

Vírus do Papiloma Humano

Vírus do Papiloma Humano


A vacina que defende o sexo feminino do cancro do colo do útero

Esta vacina, que faz parte do Programa Nacional de Vacinação, protege contra as doenças genitais, incluindo as verrugas genitais externas e, sobretudo, do cancro do colo do útero.

Defende o organismo contra alguns tipos de vírus que estão associados a 75 por cento dos casos de cancro no colo do útero.

Pode ser dada a crianças do sexo feminino a partir dos nove anos, de preferência antes do início da actividade sexual.

O Programa Nacional de Vacinação prevê a sua aplicação aos 13 anos. São necessárias três doses, sendo a segunda dada dois meses depois e a terceira seis meses após a primeira dose.

Casos em que a criança não deve tomar a vacina

- Se  estiver doente com febre (com temperatura rectal superior a 38,5ºC ou temperatura axial superior a 38ºC)
- Se teve uma reacção alérgica muito grave a uma dose anterior ou a uma substância que se sabe estar presente na vacina
Reacções secundárias
Geralmente não causa reacções secundárias. Pode ocorrer febre baixa e rinorreia, acompanhada de inchaço, rubor e dor no local de injecção que desaparecem um ou dois dias depois.
Procure o pediatra se...
Surgir alguma reacção grave à vacina, ou seja, uma reacção anafiláctica que progride rapidamente, atingindo geralmente vários aparelhos e sistemas, sendo característicos vários sinais e sintomas como:
- Comichão e urticária (erupção de pápulas)
- Edema da face, dos lábios ou de outra parte do corpo
- Lacrimejo, congestão nasal e facial.
- Espirros, tosse, pieira, dispneia (dificuldade em respirar), cianose (a pele, mucosas ou extremidades revelam uma cor azulada)
- Estridor (ruído agudo que se ouve ao inspirar, provocado pela obstrução da laringe ou traqueia), rouquidão e dificuldade em engolir
- Prostração
- Pulso rápido e fraco, arritmia, hipotensão e choque
- Edema e erupção avermelhada parecida com urticária no local da injecção.


Fonte: Adaptado a partir de O Plano de Saúde das Crianças – Guia Médico para Pais e Professores, Paulo Oom, Academia do Livro.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

quinta-feira, 5 de maio de 2011

IPO/Porto disponibiliza linha telefónica para rastreio do cancro de pele

IPO/Porto disponibiliza linha telefónica para rastreio do cancro de pele


Dia do Euromelanoma assinala-se dia 11 de maio

O IPO Porto anunciou hoje que vai disponibilizar na sexta-feira uma linha telefónica gratuita para marcação de rastreios do cancro da pele.
Os utentes que queiram aceder às consultas de rastreio, que se vão realizar na quarta-feira, devem ligar para o número verde 808 202 517, que vai estar disponível a partir das 09:00, na sexta-feira.
As consultas estão limitadas às primeiras 120 chamadas, sendo a linha encerrada quando este total for atingido.
Esta campanha de prevenção do cancro da pele é uma das iniciativas agendadas pelo IPO/Porto para assinalar o Dia do Euromelanoma (11 maio).
O programa integra ainda sessões de esclarecimento junto de adolescentes do ensino secundário.
O IPO do Porto junta-se, assim, ao Euromelanoma, uma campanha pan-europeia que envolve 29 países com o objetivo de dar informação a toda a população sobre o cancro da pele, o diagnóstico precoce e o tratamento.
O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave, sendo a exposição prolongada ao sol e a falta de proteção as principais causas desta patologia.
A Associação portuguesa de cancro cutâneo estima que surjam por ano em Portugal cerca de dez mil novos cancros da pele, provocados por exposições solares excessivas.
Em declarações recentes à Lusa, o dermatologista e secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, Osvaldo Correia, disse que “são para cima de 10 mil novos casos de cancros da pele por ano e mais de mil novos melanomas [cancro da pele de maior gravidade]”.
De acordo com o especialista, os cancros da pele têm vindo a aumentar quer em Portugal quer em vários países da Europa e estão associados “a uma maior exposição solar, sobretudo aquela que é episódica, súbita mas intensa e que ocorre fora da altura balnear habitual”, sobretudo em idades de criança, adolescente ou adulto jovem.
No caso do cancro da pele mais grave, a taxa de mortalidade situa-se entre os 10 e os 15 por cento ao fim de cinco anos.

05 de abril de 2011
Fonte: Lusa/SAPO

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Rosa Esperança - projecto mulheres e o cancro da mama continua na estrada. Dia 21 de Maio SEIXAL!



7.ª edição do Fórum Seixal Saudável

03/05/2011
por Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra
Decorre no dia 20 de Maio, sexta-feira, a 7.ª edição do Fórum Seixal Saudável, sob o tema «Contagiar Saúde», na Quinta Valenciana, no Seixal.
«Voluntariado em Saúde», «Cidades Inteligentes e Saudáveis», «Saúde e Arte», «Cidades Solidárias e Activas» e «Saúde no Virtual» são as cinco sessões que vão ser apresentadas neste fórum e que são seguidas de uma sessão plenária sobre o tema «Desigualdades em Saúde».
A iniciativa termina no dia 21 de Maio, sábado, com a peça «Rosa Esperança» que irá decorrer no Auditório do Fórum Municipal do Seixal, e que mostra o retrato de mulheres e da sua luta contra o cancro.

Retirado do blog: http://equemnaotemcao.blogspot.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

Elaine mais uma Estrelinha no Céu...

Sempre ao seu lado





Quem conheceu o Sítio do Brilhante sabe, onde estava Eliane ao seu lado estava seu guardião o Akita Shiro. Nossa guerreira se foi, mas ela não foi só. Seu fiel escudeiro e protetor está com ela como sempre esteve.
-Que maio é esse?

No dia 1º se vai meu grande e fiel amigo Shiro e no dia 2 minha companheira, meu grande amor, a minha Que Eliane.

Brava guerreira, durante os últimos 5 anos Eliane nos mostrou o que é ser forte. Forte de verdade! Como só os grandes guerreiros são diante de um inimigo poderoso e cruel.

Gonçalves Dias escreveu e Eliane adorava recitar:

“Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.”...

Muito obrigado, de coração, a todos os amigos e amigas que aqui passaram durante todos estes anos.
Levindo

retirado do blog da Eliane http://sentencaourenovacao.blogspot.com/

A pirâmide do bem-estar digestivo

A pirâmide do bem-estar digestivo


As dores intestinais, a sensação de inchaço e os gases são evitáveis através de algumas rotinas

A Fundação do Aparelho Digestivo espanhola elaborou a primeira pirâmide do bem-estar digestivo com o objectivo de ajudar a população a melhorar a função intestinal. Segundo esta fundação, as dores intestinais, a sensação de inchaço e os gases afectam 75% dos espanhóis apenas porque descuram algumas rotinas saudáveis.

Ter uma alimentação saudável é um dos primeiros cuidados recomendados nesta pirâmide.

É fundamental ingerir diariamente muitas hortaliças frescas e frutas com casca devido ao seu elevado teor em fibra. Os cereais integrais deverão ser ingeridos a cada dois dias, bem como as legumeinosas. A forma de confecção dos alimentos é igualmente importante, sendo preferível cozinhá-los ao vapor, no forno, na chapa e no wok, em substituição das confecções que privilegiam as frituras e os guisados.

Uma vida activa é também uma das principais recomendações. Caminhar 30 minutos diariamente é aconselhado, assim como ter uma boa gestão do peso. Estes são os requisitos para regular o tempo do trânsito intestinal, segundo os autores desta pirâmide. Os horários das refeições deverão ser respeitados, pois obrigam o organismo a funcionar de forma rotineira. Esta rotina terá como consequência uma visita diária à casa de banho. Devem ser dedicados 10 a 15 minutos diariamente para permanecer na casa de banho, num ambiente descontraído e com ausência de stress. Este  procedimento regulariza o trânsito intestinal.

Por fim, os autores recomendam a ingestão diária de 2 litros de água, uma boa gestão do stress e hábitos antitabaco. Todos estes comportamentos parecem prevenir algumas doenças relacionadas com o aparelho digestivo, para além de melhorarem o seu funcionamento.


Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e coordenadora da Metabólica - Clínica de Gestão de Peso)


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Boa noite!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rejuvenesça o seu coração


Rejuvenesça o seu coração


11 cuidados que lhe oferecem anos de vida

O som é fácil de reconhecer. Tic-tac, tic-tac. Sístole, diástole, sístole, diástole... Este é o ritmo constante do seu coração, que, por razões óbvias, se pode comparar a um relógio.
Para além de cuidar do seu mecanismo (através das medidas preventivas sobejamente conhecidas e recomendadas habitualmente), deve acertá-lo, conhecendo e pondo em prática as últimas novidades da ciência.
Recentemente, alguns investigadores chamaram a atenção para truques cardioprotectores ditos não-tradicionais e todos eles têm algo em comum: ajudam a rejuvenescer o coração e a deixá-lo com a corda toda!
Lembre-se que as doenças cardiovasculares têm um desenvolvimento progressivo e que, apesar do resultado destas medidas não ser imediatamente visível, revelar-se-á fundamental daqui a 10 ou 20 anos.
1. Gordura abdominal sob controlo
Para saber se alguém tem excesso de peso e, por isso, tem aumentado o seu risco cardiovascular, é essencial medir o perímetro abdominal. Na mulher é considerado saudável se for inferior a 88 cm, e no homem se for menor do que 102 cm.
De acordo com os especialistas na área de obesidade, se estes valores forem ultrapassados, é necessário visitar o médico para perder peso e reduzir a gordura abdominal acumulada, que aumenta substancialmente o risco de vir a padecer de complicações cardiometabólicas.


Para continuar a ler visite o blog: http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/rejuvenesca-o-seu-coracao.html

Exercício combate a depressã

Exercício combate a depressão





Estudo português comprovou que uma actividade física regular ajuda a tratar um quadro depressivo

A actividade física regular e moderada pode ser decisiva para sair de uma depressão grave, conclui um estudo coordenado por Jorge Mota Pereira, doutorando em Psicologia na Universidade do Minho e psiquiatra no Hospital de Magalhães Lemos, no Porto. O estudo, intitulado «Mexa-se! Pela sua depressão» venceu o primeiro prémio entre os 206 trabalhos apresentados no VI Congresso Nacional de Psiquiatria da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

A pesquisa envolveu 33 doentes da consulta externa de Psiquiatria do Hospital de Magalhães Lemos, todos sob medicação. Propôs-se a 23 deles a prática de 30 a 45 minutos de caminhada diária, durante três meses. Constatou-se que cinco deles ficaram curados (21 por cento), registando «uma taxa de remissão excelente», e outros quatro sentiram-se «muito melhor». Aliás, três estavam de «baixa» e voltaram ao emprego.

Os investigadores notaram que o grupo dos dez doentes apenas medicados, ao qual não foi proposta a prática de caminhada, alcançou resultados inferiores. O resultado justifica-se pelo facto de a actividade física produzir químicos cerebrais como a endorfina, que melhora o sistema imunológico e proporciona uma sensação de bem-estar.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

domingo, 1 de maio de 2011

Uma semana feliz!


Dia do Trabalhador em Portugal


Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.

A uma Mãe Ausente



MÃE AUSENTE...



À voce mãezinha querida...


Que Deus já levou pro céu..


Mesmo que sua presença fisica


não esteja mais aqui do meu lado...


Continuo te amando mais ainda


Sofro com tua ausência, sinto saudades...




Sinto a sua falta, a falta da sua atenção,


do seu carinho e da sua preocupação comigo.


Quantas vezes achei ruim contigo


por tantos cuidados que eu julgava excessivos...


Ah minha mãe.. daria minha vida para que


hoje eu pudesse lhe dar um beijo e aquele


abraço apertado, te dizer "te amo"...


e te desejar "FELIZ DIA DAS MÃES!"






(by Célia Maria)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...