terça-feira, 3 de maio de 2011

A pirâmide do bem-estar digestivo

A pirâmide do bem-estar digestivo


As dores intestinais, a sensação de inchaço e os gases são evitáveis através de algumas rotinas

A Fundação do Aparelho Digestivo espanhola elaborou a primeira pirâmide do bem-estar digestivo com o objectivo de ajudar a população a melhorar a função intestinal. Segundo esta fundação, as dores intestinais, a sensação de inchaço e os gases afectam 75% dos espanhóis apenas porque descuram algumas rotinas saudáveis.

Ter uma alimentação saudável é um dos primeiros cuidados recomendados nesta pirâmide.

É fundamental ingerir diariamente muitas hortaliças frescas e frutas com casca devido ao seu elevado teor em fibra. Os cereais integrais deverão ser ingeridos a cada dois dias, bem como as legumeinosas. A forma de confecção dos alimentos é igualmente importante, sendo preferível cozinhá-los ao vapor, no forno, na chapa e no wok, em substituição das confecções que privilegiam as frituras e os guisados.

Uma vida activa é também uma das principais recomendações. Caminhar 30 minutos diariamente é aconselhado, assim como ter uma boa gestão do peso. Estes são os requisitos para regular o tempo do trânsito intestinal, segundo os autores desta pirâmide. Os horários das refeições deverão ser respeitados, pois obrigam o organismo a funcionar de forma rotineira. Esta rotina terá como consequência uma visita diária à casa de banho. Devem ser dedicados 10 a 15 minutos diariamente para permanecer na casa de banho, num ambiente descontraído e com ausência de stress. Este  procedimento regulariza o trânsito intestinal.

Por fim, os autores recomendam a ingestão diária de 2 litros de água, uma boa gestão do stress e hábitos antitabaco. Todos estes comportamentos parecem prevenir algumas doenças relacionadas com o aparelho digestivo, para além de melhorarem o seu funcionamento.


Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e coordenadora da Metabólica - Clínica de Gestão de Peso)


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...