sexta-feira, 13 de maio de 2011

ENTREVISTA ALICE VIEIRA

"Durmo três horas por dia. Não é que não tenha sono, não tenho é tempo para mais"

por Diana Garrido, Publicado em 13 de Maio de 2011  |  Actualizado há 6 horas



Em 1979 recebeu o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com ?Rosa, Minha Irmã Rosa?, o seu primeiro livro. Em 1983 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil com ?Este Rei que Eu Escolhi? e em 1994 o Grande Prémio Gul


Há livros por todo o lado. Diz-nos, entre gargalhadas, particularidade que mantém durante toda a conversa, que às vezes sonha que entra em casa e os livros lhe caem todos em cima. É dona de uma vida que dava um guião de cinema: casou-se com o homem que um dia lhe escreveu, tinha ela 14 anos, a recusar um texto que tinha enviado para o "Diário Popular". Mário Castrim, que aos 48 se casou com uma Alice Vieira de 20 e tal. A união foi um escândalo. A escritora, que faz parte do imaginário de quase todos os miúdos de hoje e daqueles que já passaram os 30, gesticula muito e não tem manias de estrela. Com a mesma naturalidade com que fala dos livros (que já lhe valeram inúmeros prémios literários), confessa que tem "um segundo cancro" mas que não tem medo de morrer. Aos 68 anos, com quatro netos, lançou um livro autobiográfico. "O Livro da Avó Alice", onde não ensina a ser avó, mas conta como o faz: sem medo de brincar numa casa cheia de histórias.


Continuar a ler a entrevista emhttp://www.ionline.pt/conteudo/122930-durmo-tres-horas-dia-nao-e-que-nao-tenha-sono-nao-tenho-e-tempo-mais

image


Segundo vários arqueólogos, no Antigo Egipto a linhaça era usada em mumificações. Outros achados apontam que era usada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição.
A semente de linhaça  é considerada um alimento funcional, ou seja, contém, além dos seus nutrientes básicos, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. O seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos polinsaturados (Ómega 3 e Ómega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ómega 3 existente na natureza.
Vários centros de investigação, têm focado a sua atenção no papel desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

Rejuvenescedor Emagrecimento
Auxilia no combate a anemia
Auxilia no combate ao cancro: mama, próstata, cólon, de pulmão, etc...
Auxiliar no combate à acne.
Auxiliar no equilíbrio hormonal: TPM e menopausa;
Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
Auxiliar no controle da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controlo dos níveis de açúcar no sangue.
Vitalidade Física
Sistema Digestivo
Sistema Nervoso
Doenças Inflamatórias
Retenção de Líquidos
Sistema Imunológico
Sistema Cardiovascular
Funcionamento Intestinal
Para o auxílio na redução de mau colesterol
Pele e Cabelo 

Para aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais da semente o melhor é triturá-la no liquidificador. De outra forma a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo, e assim as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. Deve-se triturar e comer logo a seguir, porque a linhaça é muito susceptível à oxidação.

As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sumos, misturadas com cereais, massas de pão e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada numa receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 chávena de chá de óleo, use 1 colher de sopa de semente de linhaça moída, em substituição.
Os cientistas só  não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. Já vi várias sugestões de porções, desde 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. Alcançar esta última indicação é bem mais difícil. A inclusão da semente no dia-a-dia deve ser gradual
Vitalidade Física:
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos recuperam melhor da fadiga do exercício.
Emagrecimento:
Aumenta a saciedade, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.
Combate ao Cancro:
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que outros grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Recomenda-se a combinação de semente de linhaça moída com queijo fresco baixo em calorias.
Pele e Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça a pele fica mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda da pele. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, etc.
É excelente para nutrir o cabelo e prevenir a queda.

Sistema Digestivo:

É um laxante por excelência. Previne o aparecimento de divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso:
As pessoas que consomem linhaça sentem uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão.  
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Sistema Imunológico:
A linhaça parece fortalecer o sistema imunitário.

Sistema Cardiovascular:

 É ideal para ajudar a tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial, arritmia cardíaca , aumentar as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o mau colesterol.
Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extracção a frio. O produto obtido pode ser usado em saladas ou pratos frios ou é colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplemento de ômega-3.
Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe por 12 horas. Retire as sementes e tome a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes,…
Para o auxílio na redução de mau colesterol, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Publicada pela Dr.ª Ana Ribeiro

Rastreio de Cancro da Mama em Montemor-o-Velho até meados de Julho

Rastreio de Cancro da Mama em Montemor-o-Velho até meados de Julho

O exame é gratuito e pode salvar a vida

Desde o dia 10 de Maio, que uma unidade móvel de mamografia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) encontra-se junto do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho e permanecendo aí até meados de Julho. O serviço gratuito de exame mamográfico digital estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h.
As mulheres inscritas no Centro de Saúde serão convocadas por carta para efectuar o rastreio. O programa está aberto à população feminina entre os 45 e os 69 anos, residente no concelho e interessada em fazer o exame.
Para marcações ou informações adicionais, deverão contactar o Centro de Coordenação do Rastreio, através do telefone (239 487 495/6) ou do e-mail (rcmama.nrc@ligacontracancro.pt). O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos, de forma a garantir uma prevenção eficaz.

13 de maio de 2011
Fonte: Lusa/SAPO

terça-feira, 10 de maio de 2011





Bonitas são as coisas vindas do interior, as palavras simples, sinceras e significativas.
Bonito é o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos...
Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa
ou as noites enluaradas de verão em que todos saem de casa.

Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presenteao amigo, amiga, namorado...
Bonito é achar a poesia do vento, das flores e das crianças.
Bonito é chorar quando  sentir vontade e deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo de crítica.
Bonito é gostar da vida e viver do sonho.
Bonito é ser realista sem ser cruel, é acreditar na beleza de todas as coisas.
Bonito é a gente  continuar sendo genteem qualquer situação, mesmo nos momentos de dificuldade.
Bonito é você ser você,do jeito que você é, sem máscaras,sem falsidades, sem falcatruas,com transparência e, principalmente, com muita bondade e honestidade...

Autor Desconhecido

Cerejas adelgaçantes e rejuvenescedoras


Cerejas adelgaçantes e rejuvenescedoras

A fruta que potencia a saúde e beleza do organismo devido às suas inúmeras propriedades nutritivas e antioxidantes

São um poderoso aliado contra o envelhecimento celular e beneficiam tanto o interior do organismo como a pele e a silhueta.
São benéficas para a saúde por serem anti-inflamatórias, depurativas e também anticancerígenas.
E ainda melhoram o nosso estado anímico e o cliclo do sono.
Não, não é um medicamento milagroso desenvolvido nos melhores laboratórios. É apenas um delicioso fruto que oferece inúmeros benefícios para a saúde, sobretudo quando cultivado de forma tradicional, sem aditivos. As cerejas mais doces são as mais escuras, quase negras. São também as mais ricas em ferro, magnésio e potássio.
De acordo com o nutricionista Tiago Osório de Barros, «a grande vantagem das cerejas é a grande riqueza em substâncias antioxidantes. Estas substâncias actuam no organismo ao nível dos processos celulares e combatem a oxidação dos radicais livres, que são os responsáveis pela degeneração celular, que conduz ao envelhecimento e ao cancro».
Adelgaçam e rejuvenescem
As cerejas são ricas em fibra, o que, para além de ajudar a regular o trânsito intestinal, lhes confere um poder saciante. Adicionalmente, têm muito poucas calorias (cerca de 80% deste fruto é composto por água) e possuem propriedades depurativas que ajudam a eliminar toxinas, o que as torna num bom aliado em dietas de emagrecimento.
Por outro lado, por serem ricas em antioxidantes, as cerejas ajudam a combater eficazmente o envelhecimento cutâneo. E o seu elevado índice de minerais ajuda a prevenir a desmineralização dos ossos e dos tecidos, associada ao avançar da idade e, em particular, à menopausa. Para além disso, beneficiam a circulação sanguínea, pelo que também actuam sobre a celulite.

 O poder das vitaminas e dos minerais
A composição das cerejas, ricas em flavonóides (fitoquímicos), vitaminas e minerais com forte poder antioxidante, é uma receita de vida saudável.
De acordo com Tiago Osório de Barros, «a vitamina C é a que apresenta um maior poder antioxidante. Já a vitamina A está essencialmente envolvida na manutenção das estruturas celulares, daí dizer-se que faz bem aos olhos». No que diz respeito aos minerais presentes nas cerejas, o nutricionista destaca alguns benefícios principais.
«O potássio é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono e das proteínas, daí o seu poder adelgaçante, e o magnésio é essencial como activador de enzimas, participando em quase todos os processos orgânicos e na transmissão neuromuscular, em conjunto com o cálcio, daí dizer-se que faz bem aos músculos», refere.
O melhor que as cerejas têm para lhe dar
Diz o especialista que «devido à sua composição, principalmente à riqueza em flavonóides e antioxidantes (carotenos, vitaminas A e C e alguns minerais), que combatem a formação de radicais livres no nosso organismo, as cerejas ajudam a preservar a integridade das células e o seu normal funcionamento».
Eis os principais benefícios das cerejas:

  • Tonificam e remineralizam os tecidos, combatendo o envelhecimento
  • Favorecem a circulação e têm uma acção anticelulite
  • Estimulam a digestão e a actividade intestinal
  • Previnem as anemias e ajudam a hidratar a pele e o cabelo
  • Inibem a formação de células cancerígenas
  • Defendem o corpo da artrite (inflamação nas articulações)
  • Melhoram o nível de colesterol
  • Melhoram as infecções urinárias e eliminam o ácido úrico
  • Actuam contra o stress e a depressão, melhorando o estado anímico
  • São diuréticas, purificam e acalmam a ansiedade de comer, ajudando a perder peso

Texto: Ana Catarina Alberto com Tiago Osório de Barros (nutricionista)
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista

Saúde - Novo método de rastreio de cancro - RTP Noticias, Vídeo

Saúde - Novo método de rastreio de cancro - RTP Noticias, Vídeo


Saúde

Novo método de rastreio de cancro

Algumas situações de cancro poderão vir a ser detectadas por um novo método, inventado por investigadores portugueses. O rastreio será feito por sopro, num saco plástico, especialmente preparado para identificar substâncias cancerígenas. O novo método poderá aumentar as hipóteses de sobrevivência.

2011-05-10 14:49:17

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vacina anti-câncer






Boas notícias são para partilhar 
Já existe vacina anti-câncer (pele e rins). Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros, uma vacina para estes dois tipos de câncer, que se mostrou eficaz, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada.
A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o
médico oncologista do paciente.
Nome do médico que desenvolveu a vacina:
José Alexandre Barbuto
Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoma.
Telefone do Laboratório: 0800-7737327 - (falar com Dra. Ana Carolina ou Dra. Karyn, para maiores detalhes)
www.vacinacontraocancer.com.br 


Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...
Mário Quintana

domingo, 8 de maio de 2011

Portugueses lançam nova máquina contra o cancro da mama

18/01/2011



Consórcio europeu liderado por portugueses lançou uma nova máquina que pode revolucionar a prevenção e deteção do cancro da mama. Os primeiros protótipos foram instalados em Coimbra e Marselha.



É uma máquina inovadora a nível mundial, acaba com a ineficácia e o desconforto das mamografiasA taxa de falsos resultados positivos atinge os 60% a 70% nas mamografias atuais por raios X ou por ecografia

É uma máquina inovadora a nível mundial, acaba com a ineficácia e o desconforto das mamografias, foi concebida por um consórcio internacional liderado por investigadores portugueses e os primeiros dois protótipos já estão instalados na Universidade de Coimbra e no Hospital Universitário de Marselha.



Chama-se Clear PEM Sonic e integra pela primeira vez as tecnologias PET (tomografia por emissão de positrões, isto é, exame imagiológico de medicina nuclear) e de ultrassons (ecografia), o que permite detetar tumores com apenas 1mm ou 2 mm, que estão numa fase inicial, quando o PET clássico não visualiza tumores com menos de 10 mm e tem uma sensibilidade 10 vezes menor.



A taxa de falsos resultados positivos atinge os 60% a 70% nas mamografias atuais por raios X ou por ecografia, com particular incidência nas mulheres mais jovens, o que obriga a fazer biópsias. Por outro lado, o método de diagnóstico mais usado, por raios X, expõe as mulheres a radiações elevadas e é doloroso, por implicar alguma compressão da mama.



Baixa radioatividade



Na Clear PEM Sonic o exame dura apenas cinco minutos, implicqando a injeção no sangue da paciente um composto de glicose com baixa radioatividade conhecido por 18-FDG. Como as células cancerígenas consomem mais açúcar, um tumor não maligno não fixa a glicose, o que é identificado pelo detetor de radiação do aparelho.



O projeto nasceu no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, através da experiência "Crystal Clear", e é coordenado por João Varela, investigador do CERN, professor do Instituto Superior Técnico (Lisboa) e presidente da PETsys, empresa criada para desenvolver a nova máquina. Em Coimbra, o protótipo da nova máquina está instalado no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), um dos parceiros nacionais do projeto. Os outros incluem a PETsys, centros de investigação das universidades de Coimbra, Porto e Lisboa, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), o Taguspark e o Hospital Garcia de Orta (Almada).



Além do CERN e do Hospital Universitário de Marselha, os parceiros estrangeiros são a Universidade de Milão e a empresa francesa Supersonic Imagine.


Fonte: Expresso
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...