quarta-feira, 23 de maio de 2012


O que significa ser sobrevivente de Cancro em Portugal?
O que acontece, na prática, a um indivíduo que, após cinco anos de detecção de um cancro, não havendo doença evolutiva, deixa de ser considerado doente e passa a ser um sobrevivente? Que tipo de apoio e acompanhamento deve ser prestado a essas pessoas? O que as preocupa? De que forma o sobrevivente volta ao quotidiano e ao trabalho? A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove na próxima segunda-feira, 28 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, a primeira “Conferência sobre sobreviventes de Cancro”, reunindo juristas, médicos, economistas e sociólogos para um debate esclarecedor sobre o tema. A sessão inaugural conta, entre outros, com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, e da ministra da Justiça, Paula Teixeira Cruz. A participação é livre, mas requer inscrição prévia, avança comunicado de imprensa.

Com a “Conferência sobre sobreviventes de cancro”, a LPCC avalia o que acontece às pessoas que “perdem” os apoios legais que tiveram durante o tempo de doença, antecipando uma problemática social. As previsões apontam para, em 2030, um aumento de cerca 25% da incidência global do cancro e, simultaneamente, uma diminuição dos números de mortalidade, o que faz aumentar o número de sobreviventes. “Há cada vez mais casos, é portanto essencial que sejam debatidos os aspectos sociais, médicos e psicológicos na vida dos sobreviventes de cancro em Portugal e que as pessoas sejam sensibilizadas para esta realidade”, defende Carlos Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Abordagem multidisciplinar feita por um conjunto de especialistas convidados

A “Conferência sobre sobreviventes de Cancro” discute as condições de acesso aos cuidados de saúde dos sobreviventes, o papel das juntas médicas nas declarações de incapacidades, a fertilidade, as relações laborais e o relacionamento com a banca e com os seguros.

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, Guilherme Oliveira, director do Centro de Direito Biomédico, Artur Santos Silva, presidente do Conselho de Administração do BPI, bem como diferentes responsáveis dos Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro intervêm na segunda-feira, entre outros. Será também dada voz a uma sobrevivente que recebeu o prémio “Heroes of Hope, profiles of courage”. A sessão inaugural, marcada para as 9h00, conta com a presença do Ministro da Saúde, Paulo Macedo e da Ministra da Justiça, Paula Teixeira Cruz.

As pessoas interessadas em participar na conferência podem inscrever-se através do site da Liga Portuguesa contra o Cancro emhttp://ligacontracancro.pt/. A iniciativa conta com a colaboração do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra e com patrocínio da Ordem dos Médicos e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Aceda ao Programa aqui.

Mais informações aqui

 http://www.pop.eu.com/news/7093/26/O-que-significa-ser-sobrevivente-de-Cancro-em-Portugal.html

domingo, 20 de maio de 2012

Na Ucrânia, mais de 60 000 cães e gatos foram mortos por causa de "limpar" as ruas para o EURO 2012. Por favor, compartilhe para que todos possam ver em que mundo em que vivemos hoje!
Na Ucrânia, o presidente assinou um contrato. Foi escrito lá que os homens da polícia deve caçar os cães de rua e queimá-los vivos em um forno especial que eles fizeram especialmente para a gravação de cães e gatos de rua. Isso é desumano! ;(((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((

Corrida da Mulher no Porto


Amigas! 
Esperamos que já se estejam a preparar para a edição deste ano:27 de Maio
Vamos voltar a dar cor à cidade. 
Obrigada pela Alegria, Coragem e Esperança que têm transmitido durante todas as vossas participações! 

Bem-haja!



cancro da mama é a forma de cancro mais comum na mulher.

Prevenir é o caminho indicado.


Logotipo Liga Portuguesa contra o Cancro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...