sábado, 25 de maio de 2013

Olá amigos,

E que tal começarem o fim-de-semana em grande inscrevendo-se como dadores de medula óssea ou doando sangue? Além de mim, há muitos meninos à espera... A minha amiga Miriam é uma deles! Vá, por mim, por todos os que precisam, sejam dadores!

Ser dador é fixe! ;-))

Obrigado ♥

Para ver melhor clique aqui:

Vamos refletir?

“Querido dono. Consegui que escrevessem esta carta por mim. Nem sabes a alegria que sinto em poder me comunicar contigo. Todos os dias, desde aquele dia longínquo em que me colocaste a corrente no pescoço e me prendeste neste espaço, eu sonho que me vens visitar e fazer festinhas como me fazias quando eu era um bebê. Eu sonho que vens conversar comigo, não entendo muito bem o que me dizes, mas nem imaginas como adoro ouvir o som da tua voz! Eu sei que fiz algo de errado, senão certamente não me terias colocado aqui. Desculpa! Não quero ser exigente mas começa a doer ter esta corrente atada ao meu pescoço.

Às vezes tenho o pescoço dormente, e outras vezes tenho comichão e nem consigo coçar! Sinto o seu peso todos os dias, o peso da solidão que me prende.Tenho vontade de esticar as pernas e correr e como eu gostava de poder fazer isso contigo. Adorava que me atirasses umas bolas, aí eu podia mostrar-te como sou rápido a correr e como te trazia rapidamente. Gostava de poder ver o que tu vês, o mundo lá fora é muito grande? E existem outros como eu? Ás vezes tenho sede e alguma fome mas eu aguento em silêncio porque sei que assim que podes vens cá dar-me comida e água, sei que fazes o que podes, eu não quero incomodar, mas sabes, por vezes gostava de ter um pouco da tua companhia. Sei que talvez alguém te tenha dito que eu não tenho sentimentos, mas olha que é mentira! Nem imaginas quanta alegria sinto quando alguém me toca ou se dirige a mim.

Nem sabes quanta tristeza e solidão pesa em mim nas longas horas que não vejo ninguém. Nem sabes o medo que por vezes sinto no Inverno aqui sozinho, e tenho tanta vontade de estar perto de ti.No outro dia passaram aqui umas pessoas estranhas e puseram-se a olhar cá para dentro e a apontar para mim, riam e atiravam umas pedras na minha direção. Queriam vir fazer-te mal. Acertaram-me com uma na pata e ontem não consegui levantar-me, mas eu afugentei-as logo com o meu ladrar. Eu não quero que ninguém te venha fazer mal…e não quero que te zangues comigo, eu prometo fazer melhor por ti.. Eu sou o teu amigo mais fiel, nunca te irei trair, não guardo rancor, e não tiro nunca o lugar de ninguém, será que tens mais amigos assim no teu mundo? Só queria um pouco mais da tua atenção e amor, uma cama quente no inverno, um local fresco no verão e o teu cheiro a entrar-me nas narinas todos os dias, seguido de um sorriso e uma festa no meu velho lombo.

Eu sei que um dia tu irás chegar aqui e tirar a corrente, e dar-me tudo isto, até lá eu fico quieto á espera. Só não demores muito meu dono, porque estou a ficar velho e começo a ver e ouvir mal. Faltam-me forças e não quero ir, sem viver um pouco contigo…
Assinado teu “cão”

terça-feira, 21 de maio de 2013

Grande verdade!!

Amanhã no Agrupamento de Escolas do Forte da Casa!


http://www.facebook.com/photo.php?fbid=627895767238921&set=a.217865641575271.70360.216964194998749&type=1&theater

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Controlar o peso na menopausa

As dicas da fisiologista na gestão do peso Teresa Branco

Em média, as mulheres ganham entre cinco a dez quilos nesta fase. A atividade física, a alimentação saudável e a suplementação hormonal podem facilitar a gestão do peso.
Durante a menopausa ocorre uma diminuição da produção de hormonas, nomeadamente estrogénios e progesterona, responsáveis pelo controlo do açúcar no sangue, do dispêndio energético, pela manutenção da massa óssea e gestão do apetite.
O seu decréscimo explica o aumento da fome e do desejo por alimentos mais calóricos e doces. Em suma, a tendência para engordar. A progesterona é a primeira hormona a diminuir, o que pode ocorrer logo a partir dos 35 anos, dificultando o controlo do peso. A partir dos 40 anos, os défices hormonais aumentam, condicionando ainda mais a gestão do peso.
Mediante a avaliação individual dos défices existentes, alguns especialistas defendem a suplementação hormonal nesta fase. À mesa, devem ser evitados alimentos muito processados (hidratos de carbono sem fibra), pois potenciam a fome, devendo optar-se por alimentos saciantes, como as fontes de proteína magra (carne, peixe) e gordura insaturada (peixes gordos, frutos secos, azeite e óleos vegetais).
O exercício aeróbico (como a aeróbica ou step), pelo facto de aumentar o dispêndio energético, e o exercício com cargar adicionais (por exemplo, realizado na sala de musculação), por aumentar a massa muscular e óssea são os mais adequeados.

Revisão científica: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso)
A responsabilidade editorial desta informação é da revista





















O creme que estou a usar nas cicatrizes foi-me indicado pela enfermeira do IPO

Consulta de Oncologia


Boa tarde!
Tive consulta de Oncologia correu bem :) auscultou-me, apalpou-me debaixo dos braços e pouco mais... visto ainda ser recente a cirurgia. Falei-lhe do período ter aparecido diz que é provável aparecer de novo ainda sou nova. 
Trouxe tamoxifeno até ao final de agosto porque será esse o último mês que vou tomar, confesso que sinto um alívio mas...o mesmo tempo tenho um medo!
É como fazer acrobacias sem rede :( acabaram-se as ajudas!
Vão marcar mamografia e depois telefonam-me a dizer o dia, que deve ser para o final do ano visto ter nova consulta de Oncologia dia 13 de janeiro.
Tenho que acreditar que vai correr bem :) se Deus quiser assim será!!!

domingo, 19 de maio de 2013


O CANCRO DA MAMA

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.
Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.
O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
Neste capítulo, poderá encontrar informação importante sobre o cancro da mama. Serão abordadas as causas possíveis, o rastreio, sintomas, diagnóstico, tratamento, e recuperação. Contém, ainda, informação para ajudar as mulheres com cancro da mama a lidarem com a doença.

Cancro da Mama no Homem

Em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são no homem. Grande parte da informação apresentada sobre o cancro da mama é, também, aplicável a homens com cancro da mama.
A investigação continua a esclarecer questões relacionadas com o cancro da mama: são descobertos novos dados acerca das suas causas e novos modos de prevenir, detectar e tratar esta doença. Assim, as pessoas com cancro da mama podem esperar uma melhor qualidade de vida e menor hipótese de morrer devido a esta doença.

A MAMA

A mama é uma glândula que pode produzir leite. Cada mama assenta nos músculos do peito (peitorais) que cobrem as costelas.
Cada mama encontra-se dividida em 15 a 20 secções, os chamados lobos. Os lobos contêm muitos lóbulos mais pequenos. Os lóbulos contêm grupos de pequenas glândulas que produzem leite. O leite flui dos lóbulos através de uns tubos finos, os ductos, até ao mamilo. O mamilo é o centro de uma área escura de pele, a aréola. O espaço entre os lóbulos e os ductos é preenchido com gordura.
A mama também tem vasos linfáticos, que transportam um líquido límpido - a linfa. Os vasos linfáticos terminam nuns órgãos pequenos e arredondados - os gânglios linfáticos. Encontram-se grupos de gânglios linfáticos perto da mama, nas axilas (debaixo do braço), acima da clavícula, no peito (atrás do esterno), e em muitas outras partes do corpo. Os gânglios linfáticos "prendem" e retêm bactérias, células cancerígenas, ou outras substâncias malignas, que se podem encontrar no sistema linfático. Quando as células de cancro da mama entram no sistema linfático, podem ser encontradas nos gânglios linfáticos próximo da mama (regionais).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...