sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O meu cirurgião plástico ;)

Dr. Alberto Rocha Pereira
- Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;
- Director do bloco operatório, da Unidade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Maxilo-Facial - Hospital da Força Aérea ;
- Assistente hospitalar - Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, em Lisboa;
- Consultor de Cirurgia Plástica e Maxilo-Facial (2003-2007) - Hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira;
- Assistente hospitalar (2002-2008) - Hospital de Egas Moniz;
- Expert internacional da Synthes em Distracção osteogénica, pela  Faculty internacional da AO-ASIF;
- Cirurgião Maxilo-Facial - Clínica White.

Frio brrrrr...



estão por enquanto 6º em Alverca mas já se sente bem!

Jovem investigador português desenvolve nova estratégia para "matar" tumor à fome

Gonçalo Bernardes e a sua equipa criaram uma possível nova terapêutica que pode ser menos dolorosa e mais eficaz. E pode ser aplicada a vários tipos de cancro
Texto de Renata Silva/Projecto Ciência 2.0 • 02/02/2012 - 10:11
Fernando Veludo/nFactos
Gonçalo Bernandes trabalha há dois anos em Zurique DR
É quase como um correio de droga. Trata-se de anticorpos munidos de uma substância com uma missão: chegar aos vasos sanguíneos do tumor e destruir as células cancerígenas.

Experiências realizadas mostraram que este método tem resultados terapêuticos no combate ao cancro. É o que revela o estudo de Gonçalo Bernardes, 31 anos, doutorado em Química Biológica pela Universidade de Oxford, e da sua equipa, publicado recentemente na revista científica "Angewandte Chemie".

Quando chega ao destino - os vasos sanguíneos que circundam o tumor -, a droga é libertada através de um estímulo químico, exercendo uma função terapêutica. Chegando a este local, esta bloqueia a entrada de nutrientes que alimentam o tumor. A novidade aqui não está na ideia de matar o tumor à fome, que já é uma abordagem sobejamente explorada pela comunidade científica, mas sim na estratégia desenvolvida por Gonçalo Bernardes e a sua equipa.

Drogas conjugadas com anticorpos
“Os anticorpos que criámos são específicos para um receptor que está presente nos novos vasos sanguíneos e isso traz uma grande vantagem. É que estas drogas conjugadas com anticorpos podem ser virtualmente usadas para o tratamento de qualquer tipo de tumor sólido. A formação de vasos sanguíneos é uma característica comum a todos os tumores” explicou ao P3 Gonçalo Bernardes.

O facto de ser específico para os vasos sanguíneos apresenta ainda uma outra vantagem. “Os mecanismos de resistência do tumor vão ser muito menores do que no caso dos anticorpos específicos para receptores que estão na superfície das células cancerígenas, pois estas podem estar em constante mutação”, salienta o investigador que, há cerca de dois anos, trabalha em Zurique.

Uma terapia menos dolorosa
“Existe uma esperança em se conseguir um tratamento alternativo mais específico, mais eficiente e menos doloroso para quem tem cancro”, concretiza. Contudo, não é possível prever quando (e se) a droga poderá ser aprovada para estudos clínicos.

Seria, portanto, uma alternativa à quimioterapia. Nesta, o que acontece é que a droga usada não distingue as células saudáveis das células cancerígenas, limitando a quantidade que é possível utilizar e prejudicando a eficácia do tratamento.

A investigação, feita com base em testes com ratinhos, trouxe como resultados um efeito terapêutico, em que são suprimidas as células cancerígenas. Contudo, são necessárias mais investigações, dado que o cancro não é eliminado.

Próximos passos? “Queremos modificar a droga tornando-a mais potente, para que tenha uma capacidade mais forte para matar as células tumorais e testá-la em ratinhos e ver qual é a reacção em diferentes tipos de tumor. Com esta conjugação de droga e tipo de anticorpos, pensamos que talvez possamos chegar a efeitos terapêuticos superiores aos que conseguimos ter com o modelo actual”, responde Gonçalo Bernardes.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tempo próximos 5 dias Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira
DATA
QUI 2      

SEX 3

SAB 4    

DOM 5   

SEG 6
00-12 12-24
Estado do tempo Céu limpo Céu pouco nublado Céu pouco nublado Céu limpo Céu limpo Céu limpo
Temperatura 12ºC3ºC  10ºC1ºC 10ºC0ºC 13ºC0ºC 15ºC7ºC
Probabilidade precipitação
Vento Moderado, Norte Moderado, Nordeste Moderado, Norte Fraco, Norte Moderado, Norte Moderado, Norte
Estado do mar
Temp. da água
Índice Ultravioleta
Avisos Meteorológicos
+info
Amarelo
Amarelo
Amarelo
Amarelo

Transporte grátis para tratar cancro

Os doentes de cancro que fazem radioterapia e quimioterapia vão ter direito ao transporte gratuito pelos bombeiros, independentemente do critério de insuficiência económica, anunciou ontem o ministro da Saúde, Paulo Macedo. O Ministério da Saúde está a preparar um diploma legal para garantir este direito, que deverá entrar em vigor em breve.
    O ministro Paulo Macedo garante a deslocação dos doent
Por:Cristina Serra




Paulo Macedo lembrou que o transporte gratuito dos doentes é garantido apenas quando há prescrição médica, ou em casos de insuficiência económica. "Os tratamentos de radioterapia e quimioterapia passam a ser classificados de tratamento prolongado e os doentes de cancro vão poder beneficiar do transporte", afirmou o ministro, numa audiência na Comissão Parlamentar de Saúde.
Os doentes oncológicos não estavam abrangidos pelo direito ao transporte gratuito, o que levou os médicos a alertar para o grave risco, para a saúde dos pacientes, por não poderem deslocar-se às unidades de saúde pelos próprios meios. Nalguns casos, as viagens para tratamento obrigavam a percorrer dezenas de quilómetros.
Uma circular da Administração Central dos Sistemas de Saúde, de 30 de Janeiro, refere que os doentes de cancro e os que têm um grau de incapacidade igual ou superior a 60% estão isentos da taxa moderadora, bastando apresentar o atestado médico de incapacidade.
ACORDO NAS HORAS EXTRAS
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, afirmou ontem que o pagamento das horas extra vai ser mais favorável aos médicos, e resultou de uma interpretação da lei em vigor, o que permitirá receberem mais pelo trabalho extraordinário. O novo regime para os profissionais de saúde vem pôr fim ao braço-de-ferro entre sindicatos dos médicos e Governo, que pretendeu reduzir para metade o valor das horas extra.
Os médicos reagiram e ameaçaram fazer greve às horas extra, para além das obrigatórias por lei, o que colocaria em risco o funcionamento das Urgências hospitalares já a partir do final deste mês. Os médicos passam assim a receber mais pelas horas extras do que os restantes funcionários públicos.~

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/transporte-gratis-para-tratar-cancro

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cuidados especiais para o frio que chega sexta-feira a Portugal continental

Cuidados especiais para o frio que chega sexta-feira a Portugal continental

Uma descida de temperatura acentuada vai atingir Portugal continental a partir de sexta-feira e a manter-se, pelo menos, até terça-feira, com os valores médios a baixarem cerca de seis graus centígrados. Esta informação do Centro de Previsão Instituto de Meteorologia já foi complementada no dia de hoje pela Direção Geral da Saúde (DGS) com uma série de recomendações que começam por lembrar que a exposição ao frio pode ter consequências graves para a saúde.

A descida acentuada da temperatura em Portugal continental vai ocorrer a partir de sexta-feira e segundo o Instituto de Meteorologia por força da "ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa".

As previsões apontam para "uma descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos seis graus centígrados" a partir de sexta-feira, uma situação que Instituto de Meteorologia prevê que deverá manter-se até à próxima terça-feira "altura a partir da qual se espera uma subida gradual dos valores da temperatura".

Com as temperaturas a descerem a valores abaixo dos normais para esta época, a Direção Geral da Saúde já complementou a informação do Instituto de Meteorologia com uma série de recomendações para enfrentar a descida acentuada da temperatura.

A DGS lembra que a exposição ao frio pode ter consequências graves sendo que “os problemas de saúde mais comuns diretamente associados ao frio são o enregelamento e a hipotermia" pelo que importa lançar avisos para os grupos vulneráveis.

Lembrando que "o frio é também responsável pelo agravamento de doenças, particularmente, cardíacas e respiratórias", a DGS recomenda que a temperatura da casa deve ser mantida entre os 19º e os 22º, mas com o aviso especial de que não devem ser utilizados fogareiros a carvão.

De forma a proteger as pessoas sós ou isoladas, a DGS lembra ainda que os familiares, amigos e vizinhos têm um papel importante e pedem que se faça um telefonema ou exista um contacto pelo menos uma vez por dia.

Relativamente à alimentação a DGS aconselha a ingestão de sopas e bebidas quentes, como leite ou chá, e também, se a saúde o permitir, alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos.

A DGS sublinha que os grupos mais vulneráveis ao frio são os bebés e pessoas idosas já que são muito suscetíveis e não têm grande perceção das alterações de temperatura, não sentindo muito frio no inverno, tal como não sentem muito calor no verão.Alerta da Proteção CivilTambém a Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou um alerta
sobre o frio intenso que se aproxima com um primeiro conselho para que as pessoas evitem estar ao frio durante muito tempo.

Vestir várias camadas de roupa, proteger a boca e o nariz, usar luvas, chapéu e cachecol, não exercer atividades físicas violentas e ter especial cuidado com aquecimentos a lenha, por causa do monóxido carbono, são algumas das recomendações.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=523196&tm=8&layout=121&visual=49

células dendríticas

Imunoterapia é arma eficaz contra o cancro

A imunoterapia com células dendríticas no combate ao cancro é um tratamento inovador e promissor que se tem revelado bem sucedido nos doentes. Os pacientes procuram esta terapêutica como alternativa à quimioterapia, devido aos efeitos secundários da quimio. No entanto, a imunoterapia ainda está em fase de investigação clínica.
Por:Cristina Serra




A aplicação das vacinas com células dendríticas está a ser feita, por enquanto, em três clínicas na Alemanha e numa em Inglaterra. Os resultados das investigações mereceram o prémio Nobel da Medicina deste ano, atribuído ao investigador Ralph Steinman.
O oncologista Michael Martin, investigador da equipa de Thomas Nesselhut, que desenvolve esta técnica terapêutica no Instituto do Tratamento do Tumor, em Duderstadt, Alemanha, afirma ao CM que "a terapêutica com as células dendríticas funciona com os tumores sólidos": mama, rim, cérebro, pâncreas, útero e cólon. O especialista ressalva que o "sucesso do tratamento depende do estado do cancro". "A maioria dos doentes faz radiação, hemoterapia e quimioterapia e fica com o sistema imunitário em baixo, pois as células sãs do sistema imunitário são destruídas, como as tumorais", afirma. A resistência aos medicamentos após a cirurgia é dos principais problemas clínicos no tratamento dos doentes de cancro. E, por vezes, os tratamentos convencionais não resultam quando há metáteses. Nesses casos, a "imunoterapia é das melhores alternativas terapêuticas e tem menos efeitos secundários", garante Martin.
Grandes quantidades de células dendríticas são obtidas a partir das células do sangue do doente. A vacina é produzida a partir dessas células, que activam o sistema imunitário contra o tumor.
FALTA A SESSÃO DE QUIMIO ORIGINOU DENÚNCIA
O Instituto Português de Oncologia Dr. Francisco Gentil (IPO), em Lisboa, alertou a Comissão de Protecção de Menores quando Safira Íris (ver texto na página ao lado) não compareceu no hospital para continuar as sessões de quimioterapia de tratamento ao tumor no rim. A Comissão de Menores remeteu o processo para o Tribunal de Família e Menores, que retirou a tutela provisória aos pais de Safira, Gabriel Mateus, 34 anos, e Gabriela Freitas, 40 anos, por considerar que não agiam no interesse da criança. Mais tarde, o tribunal acabou por arquivar o processo da tutela da menina ao constatar que, afinal, não existia negligência no tratamento da criança e que esta estava a ser clinicamente tratada, como se provou.
PREMIADOS COM O NOBEL RECORREU À NOVA TERAPÊUTICA
O investigador canadiano Ralph Steinman, 68 anos, foi um dos três laureados com o prémio Nobel da Medicina 2011 pelos trabalhos sobre o sistema imunitário. Steinman foi responsável pela descoberta das células dendríticas do sistema imunitário e a sua capacidade única para activar e regular a imunidade adaptável (fase posterior da resposta imune durante o qual os microorganismos são limpos do corpo). Os premiados com o Nobel da Medicina revolucionaram a forma de compreender o sistema imunitário, detectando os princípios--chave para a sua activação, o que permitiu lutar contra doenças contagiosas e desenvolver vacinas. Ralph Steinman tinha um cancro no pâncreas há quatro anos e estava a tratar-se com células dendríticas. Morreu a 30 de Setembro, três dias antes do anúncio do prémio.
DISCURSO DIRECTO
"É MÉTODO PROMISSOR": Jorge Espírito Santo, Médico oncologista
Correio da Manhã – A imunoterapia é alternativa à quimioterapia?
Jorge Espírito Santo – Não é uma alternativa, porque está em fase de experimentação. Há esperança de poder transformar esse método numa arma eficaz em doenças sem tratamento eficaz.
– Em que casos?
– Melanoma e no pâncreas. Há tumores com bons resultados mas só há alguns anos de pesquisa. Não sei se houve ensaios clínicos.
– Há esperança?
– Sim, o método é inovador e promissor, porque são as células do doente que são o agente de destruição do tumor.
– O Nobel dá impacto?
–O Nobel é o reconhecimento do método, que é promissor.
O MEU CASO: SAFIRA ÍRIS
SAFIRA ESTÁ LIVRE DA DOENÇA COM CÉLULAS DENDRÍTICAS
Safira Íris tinha apenas quatro anos quando, em 2010, lhe foi diagnosticado um tumor raro no rim, designado por Wilms.
Os pais da menina, Gabriel Mateus e Gabriela Freitas, recorreram ao Instituto de Tratamento do Tumor, na Alemanha, para que Safira recebesse a imunoterapia com as células dendríticas, interrompendo as sessões de quimioterapia que já tinha iniciado no Instituto Português de Oncologia Dr. Francisco Gentil, em Lisboa.
A decisão teve em conta os efeitos secundários da quimioterapia e os pais queriam uma cura, não apenas a sobrevivência da filha. Gabriel Mateus afirmou ao CM que a decisão de recorrer a uma terapêutica alternativa à quimioterapia foi "para não comprometer a saúde futura" da filha.
"Ao submeter--se à quimioterapia, a minha filha iria receber três medicamentos, um dos quais muito agressivo, e os efeitos a longo prazo seriam terríveis, porque poderia ter problemas cardíacos, infertilidade, entre outros", justificou.
A doença de Safira levou o casal à procura de um tratamento alternativo com base científica. Acabaram por ser conduzidos às vacinas com células dendríticas. Hoje, Gabriel Mateus afirma que a filha "já não tem a doença" e está a reagir muito bem à terapia. A família é defensora de uma vida sem químicos e, por isso, a menina nunca tinha sido vacinada e segue uma dieta alimentar saudável, vegetariana. Gabriel Mateus defende que os alimentos têm substâncias activas que ajudam a curar as doenças.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/imunoterapia-e-arma-eficaz-contra-o-cancro

Associação EVITA lança o livro "TOPLESS - A decisão de viver"

A EVITA é uma associação de apoio a portadores de alterações nos genes relacionados com o Cancro Hereditário e lança agora um livro sobre este tema.

"TOPLESS - A decisão de  viver", será lançado na quinta-feira,  dia 26 de Janeiro pelas 18H30, no El Corte Inglés de Lisboa e conta com a presença do Prof. Doutor José Rosa (Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva do IPOLFG) e  da Dra. Fátima Vaz (Oncologia médica e clínica e risco familiar do IPOLFG).



Estarão ainda presentes, Manuel Luís Goucha, Tamara Milagre (Presidente da EVITA) e Jorge Reis-Sá (Editora Babel).

Este livro conta a vida de Evelyn, um jovem saudável, que tem um bom emprego e um casamento feliz com o Tino.
No entanto, uma nuvem paira sobre a sua vida. Quanto tempo mais poderia levar a vida despreocupadamente? Fazer desporto, planear uma família ou até mesmo viver sem planos – era apenas uma questão de anos, de meses?
A mãe, duas tias e uma tia-avó partilharam o mesmo destino: todas elas morreram, ainda muito jovens, de cancro da mama.
Depois de um teste genético, Evelyn soube que havia uma grande probabilidade de o cancro da mama se manifestar muito em breve.
E existia apenas uma hipótese de reduzir, quase por completo, o enorme risco de cancro.
Evelyn tomou, enquanto mulher jovem e saudável, uma decisão radical: por precaução fez uma mastectomia total.
A EVITA com a sua presença!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012



Mamógrafo oferecido pela Laço é primeira máquina do
 
Serviço Nacional de Saúde de mamografia com a avançada

 tecnologia Tomossintese que permite obter mamografia 3D

.
IPO Lisboa e Associação Laço inauguram clínica da mama 
renovada

Por: Laço



sicnoticias.sapo.pt


O IPO de Lisboa tem melhores condições a partir de hoje 
para o combate ao cancro da mama. Foi inaugurada uma
 nova área de diagnóstico, cinco salas renovadas e novos 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

















Qual é...


O dia mais belo? - Hoje...

A coisa mais fácil?- Equivocar-se...

O maior obstáculo? - Medo...

O maior erro? - Abandonar-se...

A raiz de todos os males? - Egoísmo...

A distração mais bela? - Trabalho...

A pior derrota? - Desalento...

Os maiores professores? - Crianças...

A primeira necessidade? - Comunicar-se...

De mais feliz a se fazer? - Ser útil aos demais...

O maior mistério? - A morte...

O pior defeito? - O mau humor...

A pessoa mais perigosa? - A mentirosa...

O sentimento pior? - O rancor...

O presente mais belo? - O perdão...

O mais imprescindível? - Orar...

O caminho mais rápido? - O correto...

A sensação mais grata? - A paz interior...

A expressão mais eficaz? - O sorriso...

O melhor remédio? - O otimismo...

A maior satisfação? - O dever cumprido...

A força mais potente do universo? - A fé...

As pessoas mais necessárias? - Os pais...

A coisa mais bela de todas? - O amor...


Madre Teresa de Calcutá

















A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?
Charles Chaplin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...