quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Transporte grátis para tratar cancro

Os doentes de cancro que fazem radioterapia e quimioterapia vão ter direito ao transporte gratuito pelos bombeiros, independentemente do critério de insuficiência económica, anunciou ontem o ministro da Saúde, Paulo Macedo. O Ministério da Saúde está a preparar um diploma legal para garantir este direito, que deverá entrar em vigor em breve.
    O ministro Paulo Macedo garante a deslocação dos doent
Por:Cristina Serra




Paulo Macedo lembrou que o transporte gratuito dos doentes é garantido apenas quando há prescrição médica, ou em casos de insuficiência económica. "Os tratamentos de radioterapia e quimioterapia passam a ser classificados de tratamento prolongado e os doentes de cancro vão poder beneficiar do transporte", afirmou o ministro, numa audiência na Comissão Parlamentar de Saúde.
Os doentes oncológicos não estavam abrangidos pelo direito ao transporte gratuito, o que levou os médicos a alertar para o grave risco, para a saúde dos pacientes, por não poderem deslocar-se às unidades de saúde pelos próprios meios. Nalguns casos, as viagens para tratamento obrigavam a percorrer dezenas de quilómetros.
Uma circular da Administração Central dos Sistemas de Saúde, de 30 de Janeiro, refere que os doentes de cancro e os que têm um grau de incapacidade igual ou superior a 60% estão isentos da taxa moderadora, bastando apresentar o atestado médico de incapacidade.
ACORDO NAS HORAS EXTRAS
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, afirmou ontem que o pagamento das horas extra vai ser mais favorável aos médicos, e resultou de uma interpretação da lei em vigor, o que permitirá receberem mais pelo trabalho extraordinário. O novo regime para os profissionais de saúde vem pôr fim ao braço-de-ferro entre sindicatos dos médicos e Governo, que pretendeu reduzir para metade o valor das horas extra.
Os médicos reagiram e ameaçaram fazer greve às horas extra, para além das obrigatórias por lei, o que colocaria em risco o funcionamento das Urgências hospitalares já a partir do final deste mês. Os médicos passam assim a receber mais pelas horas extras do que os restantes funcionários públicos.~

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/transporte-gratis-para-tratar-cancro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...