sexta-feira, 26 de março de 2010

Diagnóstico precoce do retinoblastoma pode salvar visão e vida das crianças

Diagnóstico precoce do retinoblastoma pode salvar visão e vida das crianças


O retinoblastoma é uma neoplasia altamente agressiva que se manifesta na primeira infância. Embora seja um cancro pouco conhecido pela população, o mal é considerado o tumor ocular mais comum em crianças do mundo inteiro, noticia o Correio Braziliense.

O retinoblastoma não faz distinção de raça ou sexo e afecta um ou ambos os olhos de rapazes e raparigas em igual proporção. É raríssimo depois dos 7 anos e o diagnóstico é geralmente feito nos primeiros 19 meses de vida.

Embora incomum, a criança pode, inclusive, nascer com o cancro. Os maiores factores de risco são o histórico familiar da doença e a alteração de um gene situado no cromossoma 13 — responsável pelo controlo da divisão das células da retina.

“Praticamente todos os casos que envolvem os dois olhos são hereditários. Quando o pai ou a mãe foi vítima do retinoblastoma, é importantíssimo fazer um exame detalhado no dia do nascimento da criança e acompanhar atentamente qualquer alteração nos olhos”, explica o oftalmologista André Hamada, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).


Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é considerado o ponto mais importante no tratamento. O problema é que os pediatras nem sempre detectam o retinoblastoma em consultas de rotina ou pelo próprio teste feito nos dias seguintes ao nascimento do bebé.

Além disso, os sintomas passam despercebidos, impossibilitando o encaminhamento imediato a um médico especialista. O oftalmologista observa que “o sintoma mais evidente é a leucocoria, um reflexo branco que se evidencia quando a pupila é submetida à luz artificial.”

Segundo o médico, quanto mais se demora na identificação do problema, mais comprometida fica a visão, porque o tumor metastiza rapidamente.


“Quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstico. A possibilidade de cura do retinoblastoma é alta, chega aos 90%”, afirma. “Mas infelizmente, muitos pacientes chegam com o tumor em estadio avançado. Em casos críticos, é preciso remover o olho. Salvar a vida é sempre a nossa prioridade. Depois, tentamos preservar o olho e a visão.

Fonte: POP

retirei do blog: http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/

1 comentário:

laura disse...

as vezes penso pra que viver mais olho pro lado e vejo o quanto a vida e boa e pode suprender as pessoas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...