domingo, 5 de dezembro de 2010

Movimento Partilha’, uma valência do Projecto Luz – Associação Portuguesa de Apoio a Doentes Oncológicos























Pacientes partilham experiências

"Tenho cancro. E agora?" A maioria dos doentes oncológicos já fez esta pergunta. Surgindo sem avisar, o cancro provoca sempre uma "avalanche de emoções".

Por: Ana Carvalho Vacas


A falta de apoio psicológico na área oncológica uniu Manuela Matias e Lígia Veiga, duas doentes oncológicas a quem foi diagnosticado cancro da mama e linfoma, respectivamente. Juntaram-se e criaram o ‘. "O tratamento do cancro em Portugal é muito sofisticado. Mas na maioria dos hospitais não há grupos de apoio, psicólogos ou psiquiatras para acompanhar os doentes", lamentam. Sob o lema "juntos acreditamos porque sozinho é mais difícil", este movimento pretende ser uma "plataforma de encontro" entre uma pessoa em remissão – que está com a doença controlada (padrinho) – e outra que esteja a viver a doença (afilhado). "Não queremos substituir o apoio dos especialistas, mas partilhar pequenas orientações para esclarecer dú-vidas e angústias", dizem.




Ajuda gratuita, sem imposições horárias ou barreiras geográficas são as vantagens deste movimento. Com dois meses de vida, a iniciativa conta já com cinco afilhados e dez padrinhos.

4 comentários:

Nela disse...

Obrigada, Lininha, pela divulgação.
Bjufas

Maguie Barreira disse...

Lindas as meninas e um projecto fantástico
beijokas
..

Lina Querubim disse...

De nada!
Merecem, é uma boa causa que merece respeito e divulgação porque aqueles que passaram por o que já "nós" conhecemos é mais fácil juntos do que sós!
Beijokas Nela e Maguie

Gigi disse...

Obrigada pela tua ajuda. beijocas grandes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...