quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chá Verde


















Chá Verde


Tem comprovadas propriedades anticancerígenas

A oncologia é o campo de eleição para a actividade terapêutica do chá verde. Mais de 600 estudos científicos confirmam as suas propriedades antitumorais ao nível do cancro do cólon, pâncreas, esófago, pulmões, mama e próstata.

Para além disso, também apresenta benefícios a nível cardiovascular: reduz o risco de aterosclerose, enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares como a hipercolesterolemia.

Isto porque induz uma diminuição do colesterol LDL, reduz a agregação plaquetária, a disfunção endoelial e a lesão isquémica, e aumenta a produção de óxido nítrico (vasodilatador).

Estudos científicos

Vários estudos epidemiológicos confirmam a relação directa entre o elevado consumo desta planta medicinal e a baixa incidência de vários tipos de cancro entre os chineses e japoneses.

A eficácia do chá verde é dose-dependente, tendo-se verificado os melhores resultados em mulheres com menos de 80 anos (mas também em homens) que bebiam mais de dez chávenas por dia (cerca de 2 g de extracto de chá verde).

Outras propriedades

É um estimulante do sistema nervoso, essencialmente devido ao seu conteúdo de teína (2 a 3,5%). E é útil no tratamento da obesidade por aumentar a termogénese.

Princípios activos

A ciência tem dado um grande destaque ao galhato de epigalocatequina, um polifenol que possui várias propriedades anticancerígenas.

Administração
A partir de 300-400 mg, estandardizados para 80% de polifenóis, dos quais 55% são galhato de epigalocatequina

Precauções


Se o chá verde causar ansiedade opte pelo desteínado. Não deve ser ingerido à noite por quem for susceptível a insónias.

Remédios caseiros

- Chá da longevidade: Coloque uma colher de sopa de chá verde, crataegus, salva, cavalinha, cardo mariano e pau d'arco em infusão durante dez minutos em 1L de água e beba fora das refeições.

- Energizante natural: Antes de fazer exercício, junte a 500 mg de chá verde, 1 g de carnitina, ginseng coreano e siberiano. Se tiver de estudar, adicione 160 mg de ginkgo biloba e 400 de bacopa monieri.

Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista


2 comentários:

sonia disse...

Bebo todos os dias uma chávena ou duas deste chá,mas tem que ser de manhã ou ao almoço,porque se for mais tarde não durmo.

Beijinho

Lina Querubim disse...

Olá Sónia boa tarde, eu acho-o muito amargo Sónia, já exprimentei várias marcas e nada arrggg bjsss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...