terça-feira, 24 de janeiro de 2012

HER2 o essencial

O gene do receptor-2 do factor de crescimento epidérmico humano (HER2) é um proto-oncogene que codifica o receptor do HER2. O receptor é uma glicoproteína transmembranária de 185 kD, designada por p185HER2, um de uma família de quatro receptores do factor de crescimento, intimamente relacionados, designados por HER1 a HER4. Estes receptores são receptores transmembranários da tirosina quinase, dotados de actividade estimulante do crescimento.
A família de receptores HER está envolvida na regulação do normal desenvolvimento e crescimento da mama. As duas classes conhecidas de ligandos desta família de receptores, os ligandos do tipo EGF e as neuregulinas, demonstraram estimular o desenvolvimento lobulo-alveolar da glândula mamária de ratinho em culturas e in vivo. Pelo contrário, a expressão de HER1 anómalo está associada ao desenvolvimento glandular alterado e insuficiente.
Os receptores do HER parecem existir sob a forma de monómeros sobre a superfície celular. Estes monómeros formam receptores activos-dímeros, que são estabilizados por ligação ao ligando. Pode ocorrer dimerização entre moléculas idênticas de receptores homodímeros ou entre diferentes membros da família de receptores HER heterodímeros. O HER2 parece ser o parceiro preferido para a heterodimerização, dentro da família, sendo frequentemente transactivado por ligandos do tipo EGF, o que resulta na formação de heterodímeros HER1/HER2, e por neuregulinas, induzindo a formação de heterodímeros HER2/HER3 e HER2/HER4.
A ligação do ligando a um complexo receptor heterodímero, incluíndo a proteína HER2, conduz à activação da actividade intrínseca da proteína tirosina quinase. A ligação do ligando aos heterodímeros com HER2 e a sua identificação a partir destes heterodímeros, parece ser particularmente forte. Ocorre auto-fosforilação da tirosina em resultado da ligação ao ligando, desencadeando uma série de eventos em cascata que resultam na transmissão de sinais através da membrana celular e através do espaço intracelular até ao núcleo. A posterior activação do gene conduz à estimulação mitogénica.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...