quinta-feira, 17 de maio de 2012

Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de cancro


Donna Summer morre aos 63 anos

17 de maio de 2012
, avança o site norte-americano TMZ. A cantora de 63 anos, uma das referências do disco sound, estava na Florida, EUA, na altura da morte.
De acordo com fontes próximas, Donna Summer encontrava-se a preparar um novo disco e não revelava muitos pormenores acerca do seu estado de saúde, refere ainda o site TMZ.

A cantora norte-americana, vencedora de cinco Grammy, deixa hits como "I Feel Love", "Last Dance", She Works Hard for the Money" ou "Hot Stuff". A sua colaboração com Giorgio Moroder, iniciada nos anos 1970, é frequentemente apontada como uma das mais influentes da história da música de dança.
LaDonna Adrien Gaines nasceu em Massachusetts, a 31 de dezembro de 1948. Filha de pais cristãos, começou por cantar na igreja antes de integrar bandas locais inspiradas pela soul das Supremes ou pelo psicadelismo de Janis Joplin. A experiência musical alargou-se quando a cantora deixou a sua cidade natal, Boston, para viver alguns anos na Alemanha, onde participou em musicais.
O seu primeiro single, "Sally Go 'Round the Roses" (uma cover das Jaynetts), foi editado em 1971 ainda com o seu nome de batismo, Donna Gaines, mas sem grande repercussão. O álbum de estreia, "Lady of the Night", chegaria três anos depois, já com o nome através do qual se notabilizou.
"Love to Love You Baby", single de 1975, assinalou a primeira colaboração com o produtor italiano Giorgio Moroder e gerou alguma controvérsia devido a conotações sexuais - de acordo com a BBC, a canção continha 23 imitações de orgasmos. O tema também foi marcante por ter sido o primeiro hit disco a ter uma versão mais extensa, alargando para mais de 17 minutos os cerca de três minutos da versão editada para as rádios e discotecas (maioritariamente gay).
Embora este single tenha escalado os tops norte-americanos, "I Feel Love", de 1977, ajudou a levar a música de Donna Summer para fora de portas, tendo sido número 1 no top do Reino Unido. Outra parceria com Moroder, o single abriu caminho para uma série de êxitos mas também para um períondo em que a cantora lidou com problemas de ansiedade e depressão.
Na década seguinte, depois de ser considerada por muitos a rainha do disco sound, experimentou géneros como a new wave, o rock ou o reggae. Nos anos 1990, apesar de ter editado algumas canções originais, apostou sobretudo em compilações. O primeiro (e último) álbum de inéditos em 17 anos, "Crayons", chegou aos escaparates em 2008, ainda que sem uma aclamação comparável à dos primeiros.
De acordo com o site TMZ, Donna Summer estaria a preparar o sucessor de "Crayons" enquanto lidava com um cancro, acerca do qual dava poucas informações. A cantora era casada com Bruce Sudano, vocalista dos Brooklyn Dreams, e tinha duas filhas.
"I Feel Love", um dos êxitos de Donna Summer:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...