domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis

Dia de Reis

É neste dia, dia 6 de Janeiro, que se comemora o dia de Reis, que na tradição cristã, foi o dia em que os três Reis magos, levaram presentes a Jesus Cristo.
Cada um dos Reis Magos, saiu da sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos de que, viajaram juntos.
Baltazar saiu de África, levando para o menino Jesus, mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do Rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insectos e energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade.
Belchior, partiu da Europa, levando ouro, ao Messias, Rei dos Reis. O ouro, simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos Deuses.
Em homenagem aos Reis Magos, os católicos realizam a folia de Reis, que se inicia em 24 de Dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 6 de Janeiro, dia em que encontraram o menino Jesus.
A folia de Reis, é de origem portuguesa e foi levada para o Brasil pelos portugueses, na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajecto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três Reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a protecção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.
Uma tradição bem diferente desta, acontece na Espanha, onde as crianças deixam os sapatos nas janelas, cheios de ervas, para alimentar os camelos dos Reis Magos. 
Contam as lendas, que em troca, os Reis Magos, deixam doces e guloseimas para as crianças.
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa, a pessoa que for "contemplada" com a fava, deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Em Itália, a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de Dezembro,
mas no dia 06 de Janeiro, dia de Reis

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...