domingo, 26 de maio de 2013

Uma história verdadeira



Por favor, leiam... Vale a pena. É daquelas histórias lindas que parecem tiradas de um filme 


A Sasha, encontrada 604 dias depois de ter desaparecido, foi um caso muito marcante do Encontra-me. E que mostra como muitas vezes os animais encontrados na rua não estão abandonados, mas sim perdidos. Muitas vezes a centenas de kms de casa, até por maldade ou inimizade para com os donos. Ou por uma ‘feliz coincidência’, como foi o caso da Sasha.

Recordo então (para quem não conhece) a história da Sasha. Fugiu pelo portão inadvertidamente aberto, na zona de Carnaxide (Oeiras), a 6 de Dezembro de 2010. A família procurou-a, colocou anúncios, mas nada. Tinha desaparecido do mapa. Até que um dia... 604 dias depois... a 1 de Agosto de 2012... o milagre aconteceu! Calhou (destino...? ela tinha de voltar a casa...) os novos donos terem ido de férias para o Algarve, para perto de onde ela costumava ir com a antiga família. Sempre que conto isto, arrepio-me....
  
 Mal lá chegou, ela fugiu e foi para a praia onde costumava ir com os antigos donos, na esperança de os reencontrar... Acontece que a antiga família estava de férias no mesmo local... e foi à mesma praia... a 250 kms do local de onde ela se tinha perdido. Quando lá chegaram, uma cadelinha foi a correr ter com eles... não queriam acreditar... era a Sasha! Na praia, disseram-lhes que ela estava lá desde manhã, pacientemente à espera... Ora digam lá se isto não foi um milagre de amor? Ambas as famílias foram de férias para o mesmo local e na mesma altura... e a Sasha, por mais que amasse a nova família, tinha saudades daquela que sempre tinha conhecido... E ESTE FOI UM FINAL FELIZ!

Por isso, por todas as Sashas, por favor: por mais que se apeguem a um cão/gato que encontram, não se esqueçam que pode haver uma família ainda mais apegada que o procura desesperadamente. Fica aqui o feliz relato colocado no Encontra-me na altura do reencontro:

“Esta cadela encontrou os seus donos hoje, dia 1 de Agosto de 2012...foi ela que nos encontrou a 250 quilómetros de casa. Foi ter connosco ao toldo da praia da Falésia no Algarve onde passamos ferias e onde ela também esteve no verão de 2010 quando lá esteve connosco. Quis o destino que os seus novos donos, que a recolheram quando ela se perdeu, tivessem vindo de ferias para uma zona não muito longe da nossa. A cadela fugiu de casa e foi ter à praia. Diz-nos o banheiro ás 15h00 quando chegámos à praia que ela estava ali desde as 10 da manha à espera. Apesar de a cadela me ter enchido de beijos logo que me viu, não quis acreditar que era ela, apesar de não mais me largar o resto do dia. Posteriormente entrei em contacto com a GNR que me disse ter estado alguém à procura da cadela. Esse alguém passado uns minutos falou-me e foi ter comigo para lhe entregar a cadela. Quando perguntei à senhora a história da cadela, disse-me que a tinham encontrado perdida na Serra de Carnaxide...parece uma história da Disney, mas não é, aconteceu hoje.”

Assim, por histórias como as da Sasha, apelo a que divulguem sempre os animais encontrados. E que confirmem sempre, no caso de se reencontrarem as famílias, que são bem tratados. É importantíssimo fazer três coisas quando se encontra um animal na rua:
1 – Recolhê-lo ou encontrar quem o faça.
2 – Fotografá-lo e divulgar no site Encontra-me.org.
3 – Ver se tem chip (a verificação é gratuita em qualquer vet).

Só depois, no caso de ninguém aparecer à procura dele, é que devem ser colocados para adopção. Não deixem que aconteçam casos como os da Sasha, cuja família sofreu 604 dias. E a família que a tinha adoptado também sofreu com a separação. Coisa que não teria acontecido se a tivesse divulgado logo, pois desde o dia do desaparecimento que a Sasha tinha anúncio no Encontra-me.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...