domingo, 9 de junho de 2013

Uso de tamoxifeno por 10 anos reduz risco de morte por câncer de mama

Estudo revela que uso prolongado é mais eficaz que 5 anos recomendados na prevenção da reincidência da doença



Medicamento reduz as chances de mulheres desenvolverem câncer de mama


O uso do medicamento tamoxifeno por 10 anos em vez de cinco anos reduz pela metade o risco de morte em mulheres com o tipo mais comum de câncer de mama, de acordo com pesquisadores da University of Birmingham, no Reino Unido.
O estudo mostrou que pacientes com câncer de mama receptor de estrogênio positivo que tomam tamoxifeno por mais tempo do que os cinco anos recomendados ficam mais protegidos contra a recorrência.
O estudo 'aTTom' avaliou quase 7 mil mulheres com câncer de mama que, depois de cinco anos tomando tamoxifeno, ou continuaram a tomar o medicamento por mais cinco anos ou interromperam o tratamento.
Entre as mulheres que tomaram tamoxifeno por 10 anos, 25% menos tiveram recorrência de câncer de mama câncer e 23% menos morreram, em comparação com as mulheres que tomaram a droga por apenas cinco anos.
"Esses resultados são importantes, pois estabelecem que fornecer tamoxifeno por mais tempo do que o padrão atual de cinco anos reduz significativamente o risco de o câncer de mama voltar. Os médicos agora estão propensos a recomendar tamoxifeno por mais cinco anos, e isso vai resultar em muito menos recorrência de câncer de mama e menos mortes em todo o mundo. O tamoxifeno é barato e amplamente disponível, assim, poderia ter um impacto imediato", afirma o líder da pesquisa Daniel Rea.
Apesar dos benefícios do tamoxifeno na prevenção do câncer de mama de retornar, ele tem efeitos colaterais. As mulheres que tomam tamoxifeno podem apresentar sintomas semelhantes aos da menopausa, como suores noturnos e ondas de calor. Os efeitos secundários raros, mas graves, do tamoxifeno incluem aumento do risco de câncer endometrial (câncer do revestimento do útero), coágulos e derrame.
Neste estudo não foi observado aumento na incidência do acidente vascular cerebral, com 10 anos de terapia com tamoxifeno, embora o risco de câncer de endométrio tenha sido maior.

Eu termino o Tamoxifeno em agosto precisamente quando faz 5 anos que tomo. Confesso que sinto medo por não estar a tomar nada que me ajude a combater a hipótese de o cancro voltar mas...a vida é assim mesmo...uma incógnita.
Mas pergunto: e aquelas mulheres e sei de alguns casos que o tomavam e o cancro voltou????

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...