terça-feira, 9 de março de 2010

Apelo para encontrar dador de medula compatível























Apelo para encontrar dador de medula compatível


Bebé de oito meses luta contra leucemia in Correio da Manhã

A vida da Sofia "poderá depender de si". Este é o apelo lançado por familiares e amigos de uma bebé de oito meses, a quem foi diagnosticada leucemia, para encontrar um dador de medula óssea compatível.

Para poder "continuar a viver" a menina, residente no concelho de Condeixa-a-Nova, necessita de um transplante. "É a sua única hipótese", refere Ana Bernardes, amiga da família e dinamizadora da campanha, surpreendida com a quantidade de pessoas que já responderam.

Sofia Domingues Fonseca aparentava ser uma menina saudável até que, de repente, tudo mudou com a descoberta da doença, há dois meses. "A bebé estava no infantário e ligaram à mãe a dizer que estava febril e tinha vomitado", recorda Ana Bernardes. Foi encaminhada para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde os médicos estranharam a "barriga muito dilatada" e confirmaram as piores suspeitas. Sofia tem leucemia mieloide crónica, uma doença rara em crianças.

O drama dos pais, Margarida Domingues e Francisco Fonseca, de 36 anos, começou nesse momento. "A bebé tem de fazer quimioterapia todos os dias. A mãe, que trabalhava, está em casa com ela e só sai duas vezes por semana para a levar ao hospital. É um sofrimento enorme para todos", descreve Ana Bernardes.

Segundo a amiga da família, a menina só poderá ser transplantada quando tiver um ano, mas a campanha para encontrar um dador compatível já está em marcha. Quem quiser ajudar a Sofia deve contactar o Centro de Histocompatibilidade nos Hospitais da Universidade de Coimbra.



QUEM PODE AJUDAR

Ter entre 18 e 45 anos, pesar mais de cinquenta quilos, nunca ter recebido uma transfusão de sangue, não sofrer de doenças crónicas e não estar já inscrito na base de dados: são estas condições exigidasa quem quiser ser dador de medula óssea.

ONDE AJUDAR

Se cumprir estes requisitos,apenas tem de se dirigir aos centros de histocompatibilidade existentes em Lisboa (telefone: 217 504 100), no Porto (telefone: 225 573 470) e em Coimbra(telefone: 239 480 700/719).

AMOSTRA DE SANGUE

Para verificar se é compatível com as inúmeras crianças que precisam das suas células para sobreviver basta a recolha de uma pequena amostra de sangue. Não dói nada.

E hoje estamos em pensamento com as nossas amigas. Muita força e que tudo corra bem.!

posted by IsaLenca


retirei do blog http://superglamorosas.blogspot.com/

1 comentário:

Natália Fera disse...

Olá Lina
Está dificil encontrar um dador para a Sofia,também já meti o apelo no meu blog
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...