quarta-feira, 31 de março de 2010

Dia Nacional do Doente com AVC

Comemorações, a 31 de Março, alertam para o facto de o AVC constituir importante causa de morte e para a sua prevenção.

O Dia Nacional do Doente com AVC (acidente vascular cerebral) é comemorado a 31 de Março.
A doença vascular cerebral constitui uma importante causa de morte em Portugal, sendo, por isso, uma das áreas prioritárias do actual Plano Nacional de Saúde.



Em 2010, a Direcção-Geral da Saúde assinala a data comemorativa com o lançamento do livro "Acidente Vascular Cerebral - Itinerários Clínicos", no dia 24 de Março, pelas 19 horas, no Fórum Fnac Colombo, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.



O evento será presidido pelo Director-Geral da Saúde, Francisco George, e apresentado pelo Coordenador do Programa Nacional das Doenças Cardiovasculares, Rui Cruz Ferreira.
Na obra, são estabelecidos percursos a seguir no diagnóstico e tratamento do AVC, aqui designados por ”itinerários clínicos”. São itinerários a seguir, focando os pontos fundamentais no tratamento destes doentes, desde a suspeita de AVC, passando pelo tratamento agudo, até ao encaminhamento após a alta hospitalar.
O livro tem como objectivo a orientação de todos os profissionais envolvidos na prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e reinserção social dos doentes com AVC, nas suas diversas fases.

Para saber mais, consulte:


Direcção-Geral da Saúde     http://www.dgs.pt/


Sei bem o que é a minha querida Mãe teve um AVC para além de outros problemas de saúde e ao fim de 7 anos voltou a repetir desta vez virou uma embolia cerebral e...a levou! :(((

3 comentários:

IsaLenca disse...

Pois é bom alertar para esta questão. Como te disse na minha família é um problema recorrente das mulheres. E a partir dos entas todas as tretas podem aparecer.
Não custa nada despistar também.

Bjs

Anónimo disse...

Márcia diz:

Boaaa tardee,Lina Linda Majestosa e gandona amiga!
O pc já está arrumado,e,eu quase a endoidare de saudades!
è bom termos essa informação sobre o AVC,e nos prevenirmos sempre.
Poxa,não sabia que era essa a enfermidade que teve sua Mamãe....sinto muito...
beijinsss e fique com Deus e com os anjinhos!
A Naná te deu o meu abração e beijinhos no encontro?????

Ví as fotos...estão linnndas!

Lina Querubim disse...

Olá ás duas :)
pois é Isa é uma treta os AVC`s e podem sempre repetir... :(
Olhem a minha sobrinha Nini com 20 e poucos anos teve á umas 3 semanas um coágulo de sangue numa perna, teve que levar duas semanas de injecções na barriga( que a minha Mãe tb chegou a fazer) e está a tomar comprimidos para diluír o sangue, imaginem...e é novinha!

Sim Márcia a Nana deu os beijinhos obrigado e até comentamos que vc adoraria estar ali, ainda bem que o pc está funcionando de novo :) para nos vir visitar!
Beijokas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...