quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A beleza dá-me força para lutar contra o cancro



















Retirei do blog: http://maisumbocadinho.blogspot.com/


Faz sentido que alguém com cancro se preocupe com o cabelo, com a pele ou com o estado das unhas? Faz. Os estudos científicos vêm confirmar aquilo que há muito as mulheres descobriram por si próprias - a beleza é fundamental. E no Centro de Aconselhamento Estético do Movimento Vencer e Viver aprende-se a cuidar dela.


Elegante, Sara avança com passos decididos para a sala de make up. Ajeita o cabelo, olhando-se no espelho, e depois roda nos sapatos de salto alto e senta-se, com as costas muito direitas, o queixo erguido e o olhar fixo na câmara. Sabe que está bonita, fez por estar bonita, mas, ainda assim, explica ao repórter fotográfico que é importante que as fotos a mostrem bonita. Quer fazer passar uma mensagem: "Cancro não é vergonha e não é morte. Cancro é guerra."

"Sara Coutinho Melo, 43 anos." Diz o nome devagar e verifica se foi escrito correctamente. Dar a cara, identificar-se, faz parte da sua missão e não quer ser mal entendida. Recuperou do silêncio imposto pelas metástases cerebrais, mas a fala continua hesitante. Sorri, sem embaraço, quando a palavra certa lhe foge; e ri a contar que muitas vezes os desconhecidos confundem aquelas pausas, a meio de uma frase, com as dificuldades de um estrangeiro no domínio do português. "Perguntam-me: "Francesa? Inglesa? Alemã?" E eu respondo: "Não. Portuguesa com cancro. Vigia as tuas mamas!"" Sabe que é desconcertante. Aposta nisso. Causado o choque, desfaz com um sorriso o constrangimento que provoca nos outros: "A sério, vigia as tuas mamas!"


(Ver mais em: http://jornal.publico.pt/noticia/29-12-2010/a-beleza-dame-forca-para-lutar-contra-o-cancro-20893890.htm

2 comentários:

Trintinha disse...

Um beijinho, querida Lina!
Acho que todas as mulheres merecem cuidar delas próprias e arranjarem-se. E é verdade que, no caso do cancro da mama, o facto de as mulheres se arranjarem aumenta a auto-estima e ajuda a ultrapassar as fases menos boas.
Um feliz 2011, tudo de bom! ;)

Lina Querubim disse...

Olá Jenine, é mesmo eu falo por mim :o) que andei sempre maquilhada e quando saío continuo a fazê-lo.
Desejo-te um ano de muitas concretizações e muita saúde ;o) beijinhos grandes!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...