quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que é um Endocrinologista?




O que é um Endocrinologista?
O endocrinologista é um médico especialista nas doenças que afectam as glândulas endócrinas. Estas doenças são, com frequência, complexas e envolvem vários aparelhos e sistemas do seu organismo.

O que é o sistema endócrino?
O sistema endócrino envolve as glândulas de secreção interna (libertam hormonas no sangue). Estas hormonas são substâncias que ajudam a controlar as actividades do organismo, nomeadamente a reprodução, o metabolismo (utilização dos alimentos e eliminação dos desperdícios), o crescimento e desenvolvimento, assim como controlam a resposta a certos estímulos ambientais.
As glândulas endócrinas incluem tiróide, paratiróides, pâncreas, ovários, testículos, supra-renais, hipófise e hipotálamo.

O que fazem os endocrinologistas?
Os endocrinologistas são treinados para conhecer e tratar os problemas hormonais e restabelecer o equilíbrio do sistema endócrino. Os endocrinologistas também realizam investigação básica para compreender o funcionamento e os problemas das glândulas. Por sua vez, investigação clínica permite desenvolver melhores formas de diagnosticar e tratar as doenças desta área, nomeadamente:
· diabetes
· doenças da tiróide
· doenças do metabolismo
· menopausa
· osteoporose
· hipertensão arterial
· dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídeos)
· infertilidade e contracepção
· baixa estatura/alterações do crescimento
· tumores benignos e malignos das glândulas
· outros distúrbios hormonais

Que tipo de formação médica recebem os endocrinologistas?
Os endocrinologistas depois da formação pré-graduada nas faculdades, e do internato geral (comum a todos os médicos) frequentam um período de especialização de cinco anos. Este período cobre áreas como a medicina interna, a pediatria, e ginecologia/obstetrícia e, naturalmente, privilegia a aprendizagem específica do diagnóstico e tratamento das perturbações hormonais.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...