quarta-feira, 7 de março de 2012

Cientistas portugueses criam teste para detetar cancro do colo do útero

É já no próximo dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que uma empresa formada por investigadores da Universidade de Coimbra lança o "Teste da Mulher". Pela primeira vez, as mulheres portuguesas poderão realizar em casa uma autocolheita para deteção do cancro do colo do útero



Ler mais: http://aeiou.visao.pt/cientistas-portugueses-criam-teste-para-detetar-cancro-do-colo-do-utero=f650562#ixzz1oRNIbuIp


A Infogene, que desenvolve formas não invasivas de detecção precoce do cancro, criou o primeiro teste em Portugal que permite uma autocolheita para detetar a presença do papilomavirus humanos (HPV) responsável pelo surgimento do cancro do útero.
O teste é simples, rápido e capaz de identificar 12 tipos de HPV. O kit é composto por um dispositivo em forma de "varinha" com uma porção de colheita, um tubo de transporte e um envelope pré-pago para envio da amostra, um folheto de instruções e um formulário de requisição.
A amostra da colheita deve ser colocada no tubo de transporte e enviada para o laboratório. O resultado final será entregue em mão, à mulher, por um profissional de saúde, no prazo máximo de 15 dias após a receção da amostra no laboratório.A criação da Infogene foi validada no Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia em que participaram quatro mil mulheres.
Este teste é dirigido, essencialmente, às mulheres com mais de 30 anos por serem as que correm maior risco de desenvolver o cancro do colo do útero, a doença oncológica com a terceira maior taxa de incidência em mulheres portuguesas.
A partir do dia 8 de Março o Teste da Mulher pode ser adquirido em laboratórios de análises clínicas, por 89 euros, mas a curto prazo, a Infogene prevê que esteja também disponível em farmácias.


Ler mais: http://aeiou.visao.pt/cientistas-portugueses-criam-teste-para-detetar-cancro-do-colo-do-utero=f650562#ixzz1oRN9U6Eu

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...