terça-feira, 16 de abril de 2013

Como ñ posso beber verde...Chá de rooibos


cha-de-rooibos

Chá de rooibos queima gordura e reduz nível de açúcar no sangue

Não esqueça este nome: rooibos ou arbusto vermelho. E, eis um segredinho, vale a pena ter um pequeno estoque dessa preciosidade dentro de casa. Isso porque essa planta de folhas pontudas, que floresce apenas na região montanhosa da África do Sul, é a nova vedete quando a meta é reduzir o inchaço do corpo e enxugar a silhueta.
Um dos motivos é que esse chá tem um alto poder diurético, capaz de drenar o líquido que passou a se acumular onde não deveria. E não pense que isso é pouca coisa. Segundo a nutricionista Nairana Borim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP) fatores como sedentarismo, desequilíbrio na pressão sanguínea e medicações podem levar à retenção hídrica. “Trata-se do inchaço no corpo ou em parte dele, que resulta do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai parar no tecido subcutâneo, o que confere um aspecto inchado e brilhante à pele”, explica ela.
O problema é que nem sempre é fácil dar adeus a esse inchaço. É nessa hora que entra em cena o rooibos. “O chá diurético favorece o trabalho dos rins e facilita a eliminação das toxinas pela urina, combatendo algumas formas de inchaço”, conta Nairana.
Queima-gordura
Outra boa notícia é que a ação do rooibos no quesito corpo esbelto não para por aí. As mulheres africanas, por exemplo, sabem que o arbusto vermelho é um grande aliado da digestão e, além de ajudar o corpo a se livrar das toxinas, contribui para queimar a gordura corporal. “O rooibos é rico em polifenóis, substâncias que ajudam no combate à obesidade, e por isso tem potencial para queimar a gordura abdominal”, conta Marina Joubert, conselheira científica do South Africa Rooibos Council, com sede na Cidade do Cabo, na África do Sul. Falta ainda saber como a planta interfere na queima e no armazenamento de gordura pelo corpo, o que, segundo a cientista, está sendo investigado.
Isento de calorias
Marina recomenda começar bebendo duas xícaras de chá por dia. “Cerca de uma hora após a ingestão, a quantidade de antioxidantes no seu corpo irá aumentar reforçando as suas defesas”,
afirma. Além disso, para os diabéticos, a infusão com o arbusto vermelho reduz os níveis de açúcar no sangue, segundo um estudo realizado no ano passado. Quer mais motivos para provar este
chá? “Ele não tem calorias, porque não possui carboidratos nem gorduras”, adianta Marina.
O rooibos também não contém cafeína (daí, oficialmente, ser chamado de infusão), o que é bom para quem tem insônia. Seu gosto é adocicado, logo, dá para dispensar o açúcar. Para preparar, utilize água quente retirada do fogo pouco antes de levantar fervura e mergulhe as folhas ou sachês por cinco a dez minutos.
Outra opção, segundo Marina, é servir fria ou gelada. “Basta levar à geladeira quando a infusão ainda estiver morna e mantê-la refrigerada. As características originais da planta são conservadas por até três dias”, diz ela. Experimente aliar a infusão de rooibos a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos e você, em pouquíssimo tempo, dará adeus àquela incômoda sensação de corpo inchado e pesado.
Poção da juventude
Eis mais um motivo para você começar a saborear o chá de rooibos: ele pode reduzir o efeito do tempo. Os cientistas já haviam suspeitado disso em estudos com animais e pássaros. “O chá ajudou as aves a se manterem férteis por um período maior, retardando seu envelhecimento”, conta Marina Joubert.
Segundo ela, com base nessa pista, um novo estudo está sendo realizado. “A meta é descobrir se as substâncias presentes no chá podem reverter ou retardar esse processo e como isso seria possível”, conta.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...