domingo, 14 de abril de 2013



PORTUGAL - HOSPITAL DO BARREIRO APLICA TÉCNICA INOVADORA DE RADIOTERAPIA 

O SNS já está a utilizar no Hospital do Barreiro o tratamento de radioterapia anunciado como inovador pela Fundação Champalimaud. Uma única sessão pode tratar doentes com cancro.

O primeiro doente foi no tratado no dia 19 de Maio. Em Portugal, esta técnica de radioterapia estereotáxica corporal extra-craniana foi usada, até ao momento, em mais de uma dezena de pacientes.
Em declarações à TSF, o director do Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo explicou que não receberam mais doentes porque não fizeram publicidade.

«Temos capacidades finitas e a noção de que de um dia para o outro poderemos ter um afluxo de doentes que nos impeça de dar uma resposta cabal a todas as solicitações», afirmou Paulo Costa.
O responsável sublinhou que a máquina pode ser nova, mas a técnica de tratamento apresentada pela Fundação Champalimaud não apresenta novidades.

Fonte oficial da Fundaçao Champalimaud reafirmou à TSF que a técnica inovadora que vão usar passa por uma sessão única de radioterapia. Porém, o responsável do Hospital do Barreiro explicou que mesmo esta não é nova.

Este radioterapeuta sublinhou que a técnica que utilizam no Barreiro é mais uma arma no tratamento do cancro, mas não uma solução milagrosa, acrescentando que não garante sucesso em todos os casos e apenas uma parte dos doentes pode ter este tipo de radioterapia. in tsf 09/11/2011

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...