sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como evitar diferentes tipos de cancro

Como evitar diferentes tipos de cancro

Conheça os inimigos da sua saúde que deve eliminar por completo ou reduzir na sua dieta alimentar

O cancro do colo-rectal é um dos cancros mais facilmente evitável. Uma  alimentação rica em fibras é considerada protectora do cancro em geral e deste tipo em particular.

Para preveni-lo, coma poucas carnes vermelhas e mais de cinco porções de fruta por dia, evite fumar, beber álcool e faça, pelo menos, uma hora de exercício diariamente, controlando o peso.

Certas investigações concluíram que os contraceptivos orais e a terapia hormonal de substituição em mulheres na menopausa podem ser benéficas para evitar este tipo de cancro, mas prejudiciais para outros, como o da mama. Alguns estudos afirmam que 325 mg de ácido acetilsalicílico podem diminuir o risco de padecer da doença mas o abuso deste fármaco pode ter efeitos secundários, pelo que é recomendável falar com o seu médico antes de começar a tomá-lo preventivamente.

Cancro da mama


Ingira menos gorduras. A alimentação ocidental caracteriza-se por um elevado conteúdo de gorduras, ao contrário da oriental. Este dado pode explicar o facto de, no Japão, a incidência deste tipo de cancro ser muito baixa e de no nosso país ter valores demasiado significativos.

Para preveni-lo, siga as recomendações de uma vida saudável, ou seja, uma alimentação pobre em alimentos gordos e com um conteúdo elevado de fibra (fruta, verdura, farinhas integrais...), faça exercício físico e deixe de fumar, se é que ainda o faz.

Cancro do pulmão

Diga um não definitivo ao tabaco. O tabaco é responsável por 90 por cento dos casos de cancro do pulmão, pelo que a primeira medida a tomar, se for fumadora, é abandonar o vício. Se não o é, deve saber que um fumador passivo ou ocasional também corre, contudo, risco de padecer da doença.

Para preveni-lo, para além de abandonar o tabaco, é recomendável a ingestão prudente mas frequente de alimentos ricos em vitamina A (gema de ovo, anchovas e  leite) e vitamina E (óleos vegetais, sementes, avelãs, amêndoas e abacate), e em selénio (atum fresco, frutos secos, pão e arroz). Consulte o seu nutricionista acerca das doses recomendadas para o seu caso.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Tiago Osório de Baros (nutricionista na Dermonutri – Espaço Saúde e Qualidade de Vida)


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...