sexta-feira, 29 de abril de 2011

Soluções naturais para uns rins saudáveis

Soluções naturais para uns rins saudáveis


Saiba quais são

Os médicos costumam prescrever antibióticos para tratar a infecção urinária ou da bexiga, que afecta sobretudo o sexo feminino. Estes fármacos matam as bactérias que revestem o canal urinário, mas a doença tende a reaparecer.

As infecções que provocam um desejo frequente e urgente de urinar, ardor e dor durante a micção, devem-se à bactéria E. Coli, que costuma deslocar-se do intestino para a uretra e bexiga.

Como se previne
- Limpe a sua zona genital de frente para trás depois de defecar e após uma relação sexual

- Beba 2 litros de água por dia, para urinar mais e, assim, limpar a bexiga e o tracto urinário

- Evite a roupa interior sintética ou collants muito justos, que favorecem a proliferação bacteriana. Use tampões em vez de pensos higiénicos

Quando ir ao médico


Se não passar em 48 horas ou se tiver dores na região inferior das costas, urina com sangue, febre, náuseas ou dificuldade em urinar.

Remédios naturais

«Tome um xarope ou ampolas de arando vermelho (cranberry): 3 g ou duas colheres de sopa de 4 em 4 horas», aconselha João Beles. Esta planta tem substâncias que ajudam a evitar que a E. Coli adira às paredes das mucosas das vias urinárias e renais. Pode também comer ou beber sumo de mirtilo (arando azul), que «não é tão eficaz como o vermelho mas também exerce alguma acção, essencialmente preventiva», explica o naturopata.

João Beles aconselha ainda a ingestão de muitos líquidos (no mínimo, meio litro por hora). Para aliviar a dor, o especialista recomenda que coloque uma botija de água quente sobre o abdómen. Além disso, um banho quente com 20 gotas de óleo essencial de sândalo pode acelerar a cura.


Texto: Madalena Alçada Baptista com João Beles (naturopata)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista

2 comentários:

Loulou disse...

Bem que eu sigo esses conselhos todos e mesmo assim...
Obrigada pelas dicas dos remédios naturais.

Beijocas grandes e bom fim de semana

Lina Querubim disse...

Beijinhos Loulou e um especial para a Princesa :o) bom fim de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...