sexta-feira, 30 de julho de 2010

António Feio morreu, esta quinta-feira, em Lisboa *

(Em actualização) - António Feio morreu, esta quinta-feira, em Lisboa. O actor sofria de cancro e faleceu no hospital da Luz, cerca das 23.30 horas. O encenador Carlos Avilez confirmou já a notícia.




(foto retirada da página da net)

José Pedro Gomes e António Feio em "Conversa da Treta". Feio tocava guitarra. Se não fosse actor, teria sido músico

A página do “Facebook” de António Feio está inundada de mensagens de pesar e homenagens ao actor, que chegou à consagração junto do grande público com a “Conversa da Treta”, ao lado do amigo José Pedro Gomes.


O actor, de 55 anos, estava internado, havia duas semanas, no hospital da Luz , com um cancro do pâncreas em fase terminal. Durante o dia, largas dezenas de admiradores e amigos passaram pela página do actor no "Facebook" para deixar mensagens de apoio e de força na luta do actor contra a doença.

Não foi suficiente. Faleceu, pouco depois das 23.30 horas, na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa.

Agora, sucedem-se as mensagens de luto, as homenagens e até as palmas, provavelmente a maior e mais justa homenagem que se pode fazer a um actor que fez do palco a casa e da representação a vida.


foto ANTONIO COTRIM/LUSA


António Feio foi condecorado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, nas comemorações do Dia do Teatro, a 26 de Março de 2010.
A 23 de Abril de 2009, António Feio falou, pela primeira vez, em público da doença, que em surdina já se comentava. "Vou combater o bicho". O cancro do pâncreas foi mais que um bicho, foi a besta fatal.


Durante 15 meses, António Feio tentou tudo na luta contra o cancro. E assumiu publicamente a doença, a dor dos tratamentos, as viagens a Inglaterra. As derrotas e as esperanças, pequenas vitórias, numa batalha muito desfavorável ao actor, desde o início.

António Feio disse-o aos amigos, em pessoa. Disse-o nas entrevistas. Falar da doença ajudava a combater o bicho. António Feio perdeu a batalha contra o bicho, mas ganhou, ainda, mais respeito dos portugueses. Morreu mas ficará na memória de milhões, tantos que se riram dele e com ele, por muitos anos.

Divorciado, quatro filhos

António Feio nasceu em Lourenço Marques a 6 de Dezembro de 1954. Morreu, esta quinta-feira, aos 55 anos, em Lisboa, cidade de acolhimento desde os sete anos.

O inesquecível papel de António Feio, ao lado de José Pedro Gomes, em "O que diz Molero", "Perdidos em Yonkers" e "Duas Semanas com o presidente” são outros trabalhos que granjearam fama e simpatia ao actor.

Divorciado, tinha quatro filhos. Dois do primeiro casamento, com a jornalista Lurdes Feio, e outros dois do relacionamento, de 18 anos, com a actriz Cláudia Cadima.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1630223


Fica a minha enorme admiração por si, as grandes gargalhadas que dei com o seu humor inesquecível e algumas palavras que trocámos nos Facebook através no Chat é uma simpatia. E as filhotas saêm ao Pai tanto a Kiki como a Bárbara estou-lhes gratas por me responderem sempre aos mails privados que lhes envio.
Obrigado!!
Para o António muitas saudades, a cultura perdeu um grande Actor e Encenador mas...até um dia!!!
ADORO-O!



" Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros...Apreciem cada momento...Agradeçam...E não deixem nada por dizer... nada por fazer..." António Feio"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...